05/04/2012
Câmara entrega Títulos de Cidadania Cuiabana a 84 personalidades
Luiz Alves
Platéia em Solenidade de Entrega de Títulos de Cidadão Cuiabano
Em noite de gala, 84 personalidades receberam Títulos de Cidadania Cuiabana em evento ocorrido ontem (04), no Hotel Fazenda Mato Grosso. A homenagem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cuiabá, em alusão aos 293 anos da “Cidade Verde”.

Esta condecoração significa o reconhecimento direcionado àquelas pessoas oriundas de todos os estados brasileiros – e até de outros países –, que vêm para a capital mato-grossense para fixar moradia e promover o desenvolvimento sócio-econômico ou cultural de Cuiabá.

O que há de comum no depoimento de muitos dos que pra cá vieram é o fato de haver um planejamento inicial para ficar por aqui por tempo determinado e depois retornar aos seus lugares de origem. Entretanto, acabam ficando definitivamente, passando a assimilar a cultura local e a se esbanjar com a riquíssima e saborosa gastronomia cuiabana.

Entre os homenageados estavam Ana Emilia Iponema Brasil Sotero, que é professora, advogada e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e Presidente da ABMCJ-MT.

Ana Sotero discursou em nome de todos os agraciados com a honraria, relatando o sentimento partilhado por todos quanto à felicidade e orgulho por tal reconhecimento. Gaúcha de Porto Alegre, Sotero reitera que a partir desta noite “todos passam a ser cuiabanos de Tchapa e Cruz”. Vivendo há 18 anos na capital, declara imenso amor ao povo cuiabano, atribuindo-lhe os predicados de “acolhedor” e “caloroso”. E, quanto ao calor, marca registrada de nossa cidade, diz que se adaptou, pois já havia passado por uma transição, residindo em Campo Grande quando partiu da região sul do país. Sotero complementa, ainda, que “só faltou o mar para Cuiabá ser o paraíso” e que pretende passar aqui os seus anos de vida.

Também homenageado, o 1º Tenente do Exército Brasileiro (EB), Amaro Soares Bezerra, disse que ficou surpreso com a indicação de seu nome para receber esta honraria. O Tenente Bezerra é pernambucano do município de Goiana, tendo 34 anos de serviços prestados ao EB. Está há dois anos em Cuiabá, onde é o responsável pela Junta de Serviço Militar em Cuiabá, setor responsável pelo alistamento de todos os jovens do sexo masculino, que completaram ou irão completar 18 anos.

A Junta Militar está funcionando, há cerca de um ano e meio, na sede da Câmara Municipal de Cuiabá, mediante parceria firmada com a presidência da Casa. Bezerra relatou sua felicidade ao saber que seu trabalho, mesmo que não soubesse, estava sendo observado. “Ao longo de minha carreira, sempre servi desinteressadamente à coletividade, sem qualquer tipo de pretensão”, reforçou, agradecendo à reciprocidade existente entre os servidores do legislativo cuiabano e os servidores do exército brasileiro no transcorrer desta parceria.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, esteve presente ao evento, juntamente com demais autoridades. Ele falou aos homenageados com a propriedade e a emoção de quem também já foi contemplado com este mesmo reconhecimento.

“Parabenizo a Câmara Municipal de Cuiabá por outorgar estas honrarias aos 84 novos cuiabanos, que, dentro dos seus mais diversos ramos de atividade, sempre contribuíram para o crescimento da nossa capital”, proferiu o prefeito.

Tapaiúna Fraga

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo