16/04/2012
Quinta-feira é dia de coleta de sangue na Câmara
Luiz Alves
Ônibus de coleta de sangue do Hemocentro em frente a Câmara

Como vem realizando a cada três meses, em regime de parceria com o Hemocentro-MT, a Câmara recebe o ônibus de coleta de sangue da instituição, com o objetivo de incluir servidores da Casa e cidadãos na campanha de doação. Nesta edição, a coleta acontecerá no dia 19 de abril, durante todo o dia, com início marcado para as 8 horas da manhã.

Para doar a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Outras sugestões são não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado nas duas últimas horas.

José da Costa, servidor do Legislativo da Capital, há 8 anos, passou a ser doador de sangue em 1974, quando seu filho quase morreu. “Recebi ajuda naquele ano e jurei que seria doador. Com o ônibus na porta fica mais fácil, é dentro do nosso trabalho. Aqui já doei três vezes”, declarou.

O sangue que é doado passa por um tratamento para a separação de seus componentes, como as Hemácias (ou glóbulos vermelhos), que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônio aos tecidos do corpo; a Plaqueta, que é formada na medula óssea e faz a coagulação do sangue e, o Plasma,que é a parte líquida do sangue, responsável pelo transporte de nutrientes e medicamentos por todo o corpo.

Esta separação é muito positiva, pois beneficia ao mesmo tempo várias pessoas que estão em situações difíceis em hospitais e clínicas de Cuiabá. São pacientes em emergências, internações ou mesmo os portadores de doenças hematológicas, que fazem transfusões periodicamente.

Conforme defende Michelle Cecília da Silva, que faz parte do cerimonial da Câmara de Cuiabá e já participou de campanhas anteriores, é preciso ampliar as campanhas “as pessoas ainda tem muito medo e a doação não provoca nada. As campanhas têm que ser maiores para conscientizar que a doação de uma pessoa, ajuda muita gente”.

Serviço:
Que: Campanha de Coleta de Sangue: parceria CMC - Hemocentro/MT

Quando: 19 de abril das 8h ás 17h

Onde: Câmara Municipal de Cuiabá

Informações: 3617-1587

Luciana de Oliveira Pereira

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)