02/05/2012
Toninho de Souza cobra celeridade no atendimento em secretarias e órgãos municipais
O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou um projeto de lei exigindo que secretarias municipais e autarquias ligadas à estrutura da prefeitura de Cuiabá atendam o cidadão num intervalo de 15 minutos, sob pena de pagar multa diária em caso do tempo ser extrapolado. A proposta do parlamentar visa dar celeridade ao atendimento à população, que têm reclamado da morosidade na hora de ser atendido em órgãos públicos, em especial em serviços prestados pelo Executivo municipal.

O autor do projeto usa como exemplo a demora na campanha de quitação de débito do consumidor com a extinta Companhia de Água e Saneamento da Capital (Sanecap). Toninho de Souza afirma ter sido procurado por centenas de pessoas reclamando da demora e da falta de estrutura à população para pagar as contas de água em atraso. Ele ressalta que a demora provoca irritação e até mesmo prejuízo financeiro a quem procura este tipo de atendimento, que para ser concluído chega a levar quase uma hora de espera, na maioria das vezes em pé, sem e nenhum conforto.

"É vergonhoso como as secretarias e autarquias ligadas a prefeitura de Cuiabá falta com respeito ao contribuinte. Além da demora para atender uma pessoa, nesses locais não há um pingo de estrutura como assentos para as pessoas esperarem com mais calma. O projeto visa forçar esses órgãos municipais a estipular o tempo de atendimento ao cidadão. O que não pode ocorrer é a pessoa gastar mais de uma ou duas horas para pagar algo em pró da economia da nossa cidade. O cidadão precisa ser mais respeito pelo poder público nesse tipo de questão", afirmou Toninho, aproveitando para pedir o apoio de seus companheiros dLegislativo para a aprovação da proposta.

No projeto, o parlamentar cobra ainda a instalação de uma máquina para a retirada da senha ao atendimento. O ticket possibilitará o cidadão ter noção de quanto tempo levará da retirada da senha até a chegada do cidadão ao balcão para ser atendido. A senha pode servir também para que o cidadão cobre da prefeitura o cumprimento da lei caso a mesma não seja cumprida.

Assessoria de Gabinete

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)