15/05/2012
Vereador exige cumprimento das leis de combate à violência contra a mulher
O vereador Washington Barbosa, líder do PRB na Câmara de Cuiabá, solicitou do Executivo maior cumprimento das leis municipais criadas para coibir a violência contra a mulher.

Dentre as leis, o vereador cita uma de sua autoria, promulgada no inicio de 2012, “que exige a utilização dos espaços publicitários no transporte coletivo para campanhas educativas contra violência à mulher”.

O republicano exigiu ainda rapidez nos trabalhos das comissões da Câmara para que os projetos voltados para o combate à violência sejam colocados em votação com a máxima urgência.

Um dos projetos do vereador institui no calendário oficial do município a Semana de Combate e Prevenção à Violência Contra a Mulher e outro projeto que dispõe sobre reserva de vagas em creches para crianças em idade compatível, filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, de natureza física ou sexual.

"O poder público tem efetivado uma série de iniciativas na perspectiva de realizar o enfrentamento da violência doméstica. Porém, o fenômeno exige maior implementação de políticas públicas”, ponderou Washington Barbosa.

Conforme o relatório do Núcleo das Promotorias de Justiça Especializada no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, das 32 mulheres assassinadas nos últimos cinco anos, 82% foram assassinadas pelos próprios companheiros. E das sete mulheres assassinadas neste ano, cinco delas elas eram esposas ou companheiras dos agressores.

“Os índices estão crescendo assustadoramente, por isso temos que combater esse mal diariamente, prevenir tem sido umas das formas mais viáveis,” completou.

Assessoria de Gabinete

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo