23/05/2012
Câmara Municipal recebe imagem do Santo mais cuiabano de Mato Grosso
Luiz Alves
Recepção na Câmara de Cuiabá à imagem de São Benedito

Nesta manhã (23), a imagem de São Benedito - o padroeiro de Cuiabá, juntamente com seus peregrinos chegou à Câmara Municipal. A visita, que vai durar 24 horas, faz parte dos festejos do santo, que começa com a visitação dos festeiros, onde acontece a ‘Esmolada’, até a tradicional festa de quatro dias em frente a Igreja do Rosário.

Os peregrinos foram recebidos na Câmara, pelo vereador Totó César (PTB) e a Secretária de Cultura e Resgate Histórico, Daniela Ribeiro Cardoso, que agradeceu a presença de todos. “Agradecemos a vocês, por terem incluído a Câmara no roteiro da peregrinação. Que São Benedito traga muitas bênçãos aos que aqui trabalham, visitam e passam todos os dias”.

O Rei da Festa de 2012, Clausio Ludke, que liderava a visita, explicou a importância da peregrinação do Santo em Cuiabá. “Visitamos todas as comunidades ligadas a nossa paróquia, avaliando o que falta, do que mais precisam e revertemos a elas o resultado financeiro da festa”, declarou.

Na Câmara, o Padre Hildo Inácio Rasch, fez uma pequena celebração. Ele lembrou ainda a trajetória do Santo, que teve uma vida devotada à caridade. “Pobre, negro e discriminado, ele renunciou a si mesmo para assumir o Cristo. É um modelo de homem humilde e simples, que colocou sua vida nas mãos da Providência”.

Em pesquisa recente, mais de 60% dos entrevistados na Capital elegeram São Benedito como a “Cara de Cuiabá”, o que explica tanta devoção e adesão à festa, que reúne mais de dez mil pessoas anualmente. Além das missas, a programação da festa inclui apresentações artístico-culturais e a feira gastronômica, de comidas típicas como a Maria Izabel, com Farofa de Banana.
Da Câmara de Cuiabá, as imagens de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário seguem para o Novo Paraíso II, região norte da Capital. Neste ano, a festa de São Benedito tem início no dia 28 de junho e termina em 01 de julho.

Luciana Oliveira Pereria

Fotos Relacionadas