Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/06/2012
Projeto da Polícia Militar reduz índices de roubos e furtos
Na sessão ordinária desta terça-feira (12), o comandante da Base Comunitária de Segurança do Moinho, 1º Tenente Luiz Marcelo da Silva, fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá para explanar aos vereadores e à sociedade sobre os resultados positivos alcançados pelo projeto “Seja um Vizinho Camarada”, implantado há dois meses no bairro Santa Cruz II.  

Segundo o Tenente Luiz Marcelo, o bairro Santa Cruz II registrou no primeiro trimestre deste ano 29 ocorrências de roubo ou furto à residência, inclusive com casos graves de famílias feitas reféns em suas próprias residências. Com a implantação do projeto, este número caiu para duas ocorrências.

O objetivo principal do “Vizinho Camarada” é o fortalecimento de uma rede de relacionamento interpessoal entre os moradores, possibilitando uma vigilância entre os mesmos no sentido de antecipar o cometimento de delitos, em especial contra o patrimônio. 

Luiz Marcelo esclarece que é preciso que a comunidade seja sensibilizada para uma mudança de comportamento quanto à segurança; que ela deve entender os procedimentos do triângulo do crime: Criminoso – Vítima – Oportunidade. Explica, ainda, que todos somos vítimas em potencial e, ao mesmo tempo, responsáveis pelas oportunidades que “fazem” os criminosos. Dessa forma, por meio do projeto, os vizinhos formam uma “rede de vigilância”, onde há a troca de informações sobre os hábitos de cada residência. 

Além disso, eles recebem orientações sobre segurança e formas de contato para acionar a Polícia Militar sempre que perceberem alguma atitude suspeita próxima às casas que formam essa rede, evitando que novos roubos ou furtos aconteçam. 

Este projeto foi idealizado pelo Capitão PM Siziéboro Elvis Oliveira Barbosa, comandante da 7ª Companhia Comunitária do CPA. Foi implantado no mês de Agosto de 2011, no bairro Morada do Ouro, sendo desenvolvido pela Cia do CPA em parceria com moradores daquela localidade. Agora está sendo estendido a outros bairros da capital, obtendo índices satisfatórios em todos eles e fortalecendo a relação interpessoal entre os vizinhos.
“Todos os bairros onde a relação interpessoal entre os vizinhos é fraca o índice de roubo é grande”, afirmou o comandante da Base do Moinho. 

Durante a sessão, a Base Comunitária de Segurança do Moinho recebeu Moção de Aplausos do Legislativo Cuiabano por essa ação que desenvolve, a qual foi ofertada pelo vereador Clovito (PTB).

Também fez uso da tribuna livre de hoje o padre Felisberto Samuel da Cruz, que falou sobre os 100 anos da Arquidiocese de Cuiabá. Ele está lançando um livro que aborda um pouco da organização administrativa da Igreja Católica em Cuiabá, ao longo de sua trajetória histórica em Mato Grosso, que data do século XVIII.

O Padre Felisberto veio à Casa de Leis a convite do vereador Antônio Fernandes (PSDB).

Tapaiúna Fraga



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.