Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/06/2012
Semana de 11 a 15 de junho
Câmara de Cuiabá debate Cardiopatia Congênita com especialistas do setor
As cardiopatias na infância, congênitas ou adquiridas, embora não sejam muito conhecidas pela população, têm se apresentado com certa frequência nos dias de hoje, representando um sério problema de saúde pública. A cardiopatia congênita é a anomalia mais comum e uma das principais causas de morte relacionadas a malformações do coração. Foi em consonância a este processo que a Câmara realizou na sexta-feira (15), uma audiência pública para debater o problema visando à conscientização da sociedade. A audiência foi proposta pelo vereador Lúdio Cabral (PT).

Câmara vota projeto de lei que denomina ruas do bairro Bela Vista
Dificuldade na identificação do CEP junto aos correios para fins comerciais, prestação de serviços e entregas em domicílio. Estes têm sido alguns dos problemas enfrentados pelos moradores do bairro Bela Vista, em duas ruas até então conhecidas por S/D (sem denominação). Por solicitação da comunidade, o vereador Arnaldo Penha (PMDB), apresentou um projeto de lei que dá a denominação de "Manoel Rodrigues Paiva" e “Helcio Benedito Peixoto” as ruas S/D, situadas no bairro. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara e está em sua primeira fase.

Lei poderá garantir a construção de creches em conjuntos habitacionais
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), apresentou o Projeto de Lei que obriga a construção de creches em Condomínios, Conjuntos Habitacionais e em Programas Habitacionais Populares dentro de Cuiabá. Se aprovada, a lei beneficiará todos os empreendimentos que abriguem mais de 300 imóveis. O projeto pretende fomentar a criação de ações afirmativas de política habitacional, provocando o poder público para oferecer condições para que as famílias tenham onde deixar, com segurança, seus filhos, para então participarem do mercado de trabalho.

Câmara reconhece trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação
A Câmara de Vereadores de Cuiabá reconheceu o bom trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com a entrega de uma Moção de Aplausos ao secretário da pasta, Permínio Pinto Filho. A SME tem realizado um trabalho focado na melhoria do atendimento às crianças e alunos da rede municipal de ensino em diversos segmentos, envolvendo programas de formação continuada para professores e gestores e investimentos na infraestrutura para proporcionar uma rotina escolar mais qualificada, entre outros projetos.

Vereador apresenta projeto que prevê mais acessibilidade aos deficientes visuais
Garantir qualidade de vida e a saúde das pessoas com deficiência visual nas vias de Cuiabá é o que propõe o projeto de lei apresentado pelo vereador pastor Washington Barbosa (PRB), na Câmara Municipal. O novo projeto prevê a adequação e instalação de sinal sonoro nos semáforos das principais vias do município, destinado a pessoas com deficiência visual para indicar o momento de travessia ou de espera em ambos os sentidos. O mecanismo de acionamento dos sinais sonoros será feito por meio de botoeiras.

Câmara faz terceira chamada de aprovados em concurso
Na manhã de quarta-feira (13), foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado, o Ato de Convocação N˚313/2012 que contém o nome dos novos convocados, aprovados no concurso da Câmara Municipal de Cuiabá realizado em novembro de 2011. Na terceira lista de convocados, estão sendo chamados 10 aprovados, inclusive para a vaga de Portador de Necessidades Especiais (PNE). Todos os convocados ocuparão o cargo de Analista Legislativo.

Projeto da Polícia Militar reduz índices de roubos e furtos
Na sessão de terça-feira (12), o comandante da Base Comunitária de Segurança do Moinho, 1º Ten. Luiz Marcelo da Silva fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá para explanar aos vereadores e à sociedade sobre os resultados positivos do projeto “Seja um Vizinho Camarada”, implantado há dois meses no bairro Santa Cruz II.  Segundo o Tenente, o bairro registrou no primeiro trimestre deste ano, 29 ocorrências de roubo ou furto à residência, inclusive com casos de famílias feitas reféns, mas após a implantação do projeto, o número de ocorrências caiu para 2.

Deucimar apresenta Moção de Pesar pela perda de Carlinhos Bergamasco
O vereador Deucimar Silva apresentou Moção de Pesar, na sessão ordinária da terça-feira (12/06), pelo falecimento do servidor público e desportista Carlos Bergamasco, de 52 anos, primeiro secretário do Diretório Municipal do Partido Progressista (PP) e delegado da Executiva Estadual à Convenção Nacional. Bergamasco faleceu de infarto, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Matheus.

Vereador Francisco Vuolo retorna à Câmara de Cuiabá
O vereador Francisco Vuolo (PR) retornou a Câmara de Cuiabá após se licenciar em janeiro de 2011, quando assumiu a Secretaria de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, a convite do governador Silval Barbosa. Utilizando a Tribuna da Câmara, Vuolo pontuou algumas ações como conquistas da sua gestão na Secretaria. O vereador está em seu segundo mandato e teve como substituto, durante o tempo de sua descompatibilidade, o suplente Misael Galvão (PR), que na época, presidia a Associação do Shopping Popular de Cuiabá.

Programa Siminina será homenageado em Sessão Solene
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou Sessão Solene na quarta-feira (13) para entrega de Moções de Aplausos aos 60 funcionários do Programa Siminina. O evento é uma forma de prestar homenagem às pessoas que contribuem para alcançar os objetivos do projeto que visa à integração social. O Siminina busca a erradicação do trabalho infantil e a prevenção ao abuso e à exploração sexual. Para isso, realiza acompanhamento familiar e estimula a participação dos pais.

Parlamento Cuiabano valoriza a tradição dos Festejos Juninos
Para celebrar as tradicionais festas populares de santos comemoradas no mês de junho, a Câmara de Cuiabá iniciou a semana reunindo artesãos que produzem “quitutes juninos regionais”, no saguão do Palácio Moreira Cabral.  A exposição “Delícias Juninas” celebra, através de variada gastronomia, Santo Antônio, comemorado no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29 de junho. A comemoração brasileira é uma tradição que veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de "Santos Populares".

Câmara de Cuiabá digitaliza documentos antigos
A atual Mesa Diretora da Câmara vem promovendo diversas ações de modernização dentro do Parlamento. Dentre as inovações está a digitalização de documentos antigos. Primeiro serão digitalizados todos os documentos do RH. Depois será a vez do material histórico e de memória da Secretaria de Cultura e Resgate Histórico. Por último, é a Secretaria de Apoio Legislativo que vai preservar sua documentação. Outras ações de reestruturação estão sendo promovidas gradualmente, dentre elas, a garantia de acessibilidade com a reativação do elevador da Casa e uma parceria com o Cepromat, para melhorar o tráfego de informações dentro do Parlamento.




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.