19/06/2012
Totó César confere Moção de Aplauso a bombeiros da diretoria de contra incêndio
O vereador Totó César (PTB) concedeu Moção de Aplauso na manhã desta sexta-feira (15.6) aos bombeiros que trabalham na Diretoria de Serviços Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) em Cuiabá. A homenagem prestada é pelo bom serviço proporcionado e diferenciado da instituição em realizar fiscalizações, vistorias em edificações, instalações de risco e emissão de alvarás.

O evento ocorreu na sede da DSCIP, na Avenida Filinto Müller ao lado do Parque Mãe Bonifácia.  O diretor, coronel João Antônio Dias de Campos, agradeceu a Câmara Municipal e ao vereador pelo reconhecimento do trabalho prestado à Cuiabá e a sociedade mato-grossense. “Nosso trabalho é baseado na prevenção, que são medidas para evitar que os sinistros surjam, mas caso aconteçam, que pelos menos sejam mantidos sob controle”, enfatiza o diretor.

Totó César fez menção sobre a importância da Diretoria para a segurança das edificações, a fim de garantir a manutenção de um ambiente seguro para as pessoas em edifícios e indústrias. “Os serviços prestados pelos bombeiros nessa área são valorosos, pois previne acidentes, além de deixar os prédios adequados para o trabalho ou para habitação”, ressalta o vereador.

“Acredito que esse seja o órgão mais importante do Corpo de Bombeiros para a sociedade, pois daqui sai às conformidades para a prevenção e segurança das edificações residenciais, comerciais e industriais. Por isso, presto a homenagem a esses valorosos bombeiros por entender que essa diretoria é o instrumento destinado a proporcionar mais segurança para a população”, fala Totó.

Cabe a DSCIP, aprovar ou reprovar em alguns casos processos de análise de segurança e principalmente sistemas preventivos como meios de fuga, escadas de saídas de emergência, degraus, patamares, sejam em edifícios residenciais, comerciais ou públicos. Onde esses preventivos falham acontece os sinistros, como nos incêndios no Edifício Andraus em 1972, no Edifício Joelma em 1974, no Andorinha em 1986 e no ano passado, o desmoronamento do Edifício Liberdade no Rio de Janeiro, casos em que o coronel relembra.

Em 2011 a DSCIP realizou 13.340 fiscalizações em Mato Grosso, para o diretor as fiscalizações são de suma importância na preparação do ambiente. “O propósito dessas ações é a minimização de riscos de incêndio e pânico nas instalações contribuindo para a preparação do ambiente nas condições reais de sinistro, tanto para uso do público, bem como ações de socorro do Corpo de Bombeiros”, disse.

O serviço da diretoria é preventivo, com foco fundamental para preparar as empresas e o Estado quanto à questão de sinistro. “A intenção da Diretoria é fazer com que a prevenção de incêndio, acompanhe o progresso de Mato Grosso, fazendo com que as áreas de riscos, principalmente onde há concentrações de público sejam regularizadas”, explica o coronel Dias.

“Agradeço ao vereador Totó César e demais membros da Câmara, pela justa homenagem aos integrantes da diretoria”, finaliza Dias.

Assessoria dos Bombeiros