27/06/2012
Ciclovias serão realidade em Cuiabá Câmara cria nova lei
Luiz Alves
Totó César é o autor da proposta
Assim como já acontece em capitais brasileiras, como Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, Cuiabá passará a integrar o grupo de cidades com ciclovias. Na sessão de ontem (26), os vereadores da Câmara de Cuiabá aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Totó César (PTB), que cria o sistema dentro da Capital.

A iniciativa é fruto dos avanços das obras de mobilidade urbana e do crescente fluxo de carros colocados nas ruas de Cuiabá. Hoje, estima-se que a frota que circula diariamente na cidade ultrapassa 300 mil veículos.

A implantação do sistema tem amparo legal e, em Cuiabá, o Plano Diretor de Transporte Urbano já fundamenta o uso da bicicleta como meio de transporte integrado aos transportes coletivos. Isso deve proporcionar a garantia de um deslocamento adequado, eficiente e seguro aos ciclistas.

Em Cuiabá, a malha cicloviária a ser implantada deve contemplar as avenidas mais movimentadas, como a Miguel Sutil; Avenida das Torres; Beira Rio; Fernando Correa da Costa; Historiador Rubens de Mendonça; Getúlio Vargas; Isaac Póvoas e Tenenete Coronel Duarte (Prainha).

Segundo Totó César, o projeto visa “propiciar um modo de deslocamento seguro e eficiente, podendo ao mesmo tempo ajudar na melhora da saúde física das pessoas e contribuir com a preservação do meio ambiente”.

Luciana Oliveira Pereira