29/06/2012
Semana de 25 a 29 de junho
Pagamento da primeira parcela do 13˚salário
Os servidores efetivos da Câmara de Cuiabá receberam nesta sexta-feira (29) a primeira parcela do 13˚ salário. Mais de 50% dos efetivos optaram pela antecipação do benefício. A segunda parcela do 13˚ salário será  paga no mês de dezembro.

Benefício para deficientes físicos
Os programas habitacionais populares, promovidos pelo Executivo Municipal, devem garantir a aquisição de 10% do total de imóveis às pessoas com deficiência. A proposta, de autoria do vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), foi apresentada na sessão ordinária de terça-feira (26). Com a lei em vigor, o Executivo deverá reservar unidades térreas para proporcionar maior liberdade de ir e vir aos PNE’s.

Homenagem a personalidades ligadas ao futebol
Requerimento do vereador Edivá Alves (PSD) solicita a realização de uma Sessão Solene, no dia 13 de julho, no Plenário das Deliberações, para homenagear aqueles que contribuíram, de alguma forma, para desenvolver o futebol em Cuiabá. As iniciativa é motivada por Cuiabá ter sido escolhida como sub-sede da Copa do Mundo 2014 e em face da comemoração do Dia Nacional do Futebol, em19 de julho.

Reconhecimento a servidores do TRE
Por intermédio do presidente do Legislativo Municipal, vereador Julio Pinheiro (PTB), a Câmara Municipal de Cuiabá irá conceder Moção de Aplauso ao servidor público federal Ailton Lopes dos Santos Júnior, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE/MT. A homenagem é extensiva a todo o conjunto de servidores do órgão, devido aos relevantes serviços prestados à democracia.

Culto evangélico
Culto evangélico ‘Vencendo as Circunstâncias da Vida’ aconteceu na manhã de quarta-feira (27), na Capela da Câmara Municipal de Cuiabá. A mensagem foi ministrado pelo pastor Nivaldo Duarte, que é funcionário do setor financeiro da Casa, onde já está há 36 anos. A mensagem explanada no culto refere-se às situações difíceis pela qual, indistintamente, todas as pessoas irão passar algum dia. Situações de ordem econômico-financeira, enfermidades, crises conjugais, depressão, vícios, entre outras, assolam diariamente o cotidiano de inúmeros indivíduos, pondo-os em situação de desespero e impotência.

Câmara aprova criação de ciclovias
Cuiabá passará a integrar o grupo de cidades com Ciclovias. Na sessão ordinária de terça-feira (26), os vereadores aprovaram projeto de lei, de autoria do vereador Totó César (PTB), que cria o sistema dentro da Capital. A iniciativa vem de encontro aos avanços das obras de mobilidade urbana e do crescente fluxo de carros colocados nas ruas de Cuiabá. Estima-se que a frota atual da cidade ultrapassa os 300 mil veículos. A implantação do sistema tem amparo legal e, em Cuiabá, o Plano Diretor de Transporte Urbano já fundamenta o uso da bicicleta como meio de transporte integrado aos transportes coletivos.

Moção de Aplausos aos participantes do ‘Soletrando’
A Câmara de Cuiabá irá conceder Moções de Aplausos a professores e alunos da EMEB Lenine de Campos Póvoas (Jardim União, em Cuiabá), em reconhecimento à realização do projeto Soletrando, do programa Caldeirão do Huck. A homenagem é de autoria do presidente do Legislativo municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB). Os agraciados serão: a diretora da escola, professora Maria do Carmo Martins; a coordenadora do projeto, professora Tadeusa Margarida de Melo; e os alunos Glendha da Silva ramos (1ª colocada) e Jaconil Neves Batista Silva (2º colocado).

Vereadores aprovam projetos de denominação de ruas
Na sessão ordinária de terça-feira (26), os vereadores de Cuiabá aprovaram projetos de lei que concedem denominações para ruas da Capital. A nova lei denomina de Manuel Rodrigues Paiva, a rua situada no bairro Bela Vista, que vai da Rua 24 do bairro até à Rua 12 do bairro Dom Bosco, que até então, não tinha nome. Outra rua que passa a existir é a Hélcio Benedito Peixoto, também no bairro Bela Vista, que vai da Rua 13 e segue até a Rua 06. Ambos os projetos são de iniciativa do vereador Arnaldo Penha (PMDB).

Serviço social nas escolas municipais da Capital
Projeto de lei em trâmite na Câmara de Vereadores quer assegurar junto à Secretaria Municipal de Educação a inserção de profissionais da área da Assistência Social dentro dos espaços educacionais da Capital. O foco é o atendimento à criança e ao adolescente, para que seja assegurada sua permanência na escola, pois este público é diretamente afetado pelas mazelas sociais, manifestadas através da violência (doméstica e externa), desemprego, falta de moradias dignas, distúrbios nutricionais, analfabetismo, pobreza, prostituição infanto-juvenil e venda e consumo de drogas. A autoria é do vereador Néviton Moraes (PTB).

Câmara de Cuiabá homenageia Pescadores Tradicionais
Ao longo desta semana, o saguão da Câmara de Cuiabá abrigou uma exposição alusiva ao dia 29 de junho, em comemoração ao Dia do Pescador e de seu Padroeiro, São Pedro. Foram expostos peixes em gesso, canoa, redes de pesca e ilustrações de peixes da Bacia do Paraguai, como o Pacu, o Pintado, a Piraputanga e o Dourado. A homenagem aos profissionais ribeirinhos também contou com exposição fotográfica; comercialização de alimentos da culinária regional; socialização de lendas, como a do Minhocão do Pari, e diversas histórias de pescadores, “vividas” por servidores da Casa e dos gabinetes.