02/07/2012
Câmara de Cuiabá lança Projeto Quebra-Torto
Maria Izabel com farofa de banana e feijão. Este é o prato que inaugura o cuiabaníssimo Projeto Quebra-Torto da Câmara de Cuiabá. A iniciativa nasceu após a Semana do Pescador, celebrada de 25 a 29 de junho na Casa.

Segundo a Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, o projeto veio com a solicitação dos servidores da Casa, que estiveram experimentando diversas refeições na comemoração ao dia do Pescador e pediram para que a Casa continuasse a trazer comidas típicas pelas manhãs.

Durante toda esta semana, Elizabete da Silva Jesus será a responsável por oferecer as delícias da cultura local. Além de Maria Izabel, outros pratos típicos de Cuiabá, estarão disponíveis para os servidores ao preço de R$ 4 reais. O prato é servido em marmitas com capacidade para meio quilo.

Na terça-feira, o cardápio será carne seca com mandioca e arroz branco. Na quarta é a vez do Revirado Cuiabano com arroz branco, na quinta terá arroz com pequi e frango e, para fechar a semana, paçoca de pilão com bananinha e arroz branco.

A mestre de cozinha Elizabete da Silva se surpreendeu com a iniciativa do Parlamento. “Achei muito interessante, não esperava que fizessem isso hoje, porque isso é coisa dos antigos. É bom para mantermos a tradição”, comemorou.

Antônio Canavarros, servidor da Câmara há mais de 30 anos, provou a Maria Izabel e aprovou o projeto. “Está gostoso realmente! O tempero e o jeito de preparar fazem a diferença”.

A continuidade do projeto irá depender da demanda, se os pratos matutinos mantiverem o sucesso que tem tido, o Quebra Torto da Câmara poderá tornar-se uma prática cotidiana.

Luciana Oliveira Pereira