17/07/2012
Diretor de Trânsito rebate críticas aos ‘Amarelinhos’
Luiz Alves
Jackson Messias, Diretor de Trânsito da SMTU
Na sessão ordinária desta terça-feira (17), o diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbanos (SMTU), Jackson Messias de Souza, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá para discorrer sobre assuntos pertinentes à categoria dos Agentes de Trânsito e Transporte, popularmente conhecidos como “Amarelinhos”.

Nos últimos dias, têm sido constantes as críticas de condutores de veículos a respeito daquilo que se convencionou chamar de “indústria da multa”. Ocorre que, no dia 25 de junho, um grupo de 179 agentes de trânsito assumiu o posto nas ruas da capital, aumentando a fiscalização sobre os motoristas da frota de 315 mil veículos que circulam em Cuiabá.

O diretor de trânsito disse que apesar do aumento no efetivo, ainda seria necessário a contratação de mais agentes, já que o CONTRAN estabelece a presença de um agente de trânsito para cada 1000 veículos.

Em réplica às críticas externadas à classe, Jackson diz que “em cada esquina há uma dupla de amarelinhos para dar fluidez e organizar o trânsito”; que em decorrência das obras de mobilidade urbana a determinação da SMTU é “orientar, coordenar e só em último caso multar”. Segundo o diretor, não existe indústria da multa. Para ele, a questão é que “o brasileiro não gosta de ser fiscalizado; gosta sempre de dar um ‘jeitinho’...”

Jackson disse que aceita sugestões construtivas e chama a sociedade e os vereadores para tomarem partido em favor dos agentes de trânsito. O reconhecimento que almeja se dá tanto em decorrência da função que exercem quanto em relação à melhoria salarial. Essa categoria profissional recebe hoje, após aprovação em concurso público, 850 reais para trabalhar uma jornada de 40 horas semanais, exposta ao forte calor da baixada cuiabana. A média é bem inferior ao vencimento de inúmeras cidades brasileiras.

Relembrando casos recentes de agressões aos Agentes de Trânsito, Jackson Messias enfatiza que “antes sentia orgulho de vestir a farda, mas hoje sente medo”. Messias trouxe à lembrança dos presentes o fato ocorrido com um agente municipal de trânsito de Cuiabá, que foi agredido com uma marretada na cabeça por um motorista na noite de 28/06.

Conforme a SMTU, a agressão aconteceu depois que o agente orientou o motorista a não entrar em uma via porque estava na contramão.  O diretor de trânsito advoga a tese de que este caso deve ser considerado uma tentativa de homicídio, uma vez que o homem atacou o agente por trás, com uma pancada violenta.

Após as explanações de Jackson Messias, os vereadores Adevair Cabral (PDT), Toninho de Souza (PSD), Edivá Alves (PSD) e Pastor Washington Barbosa (PRB) participaram da discussão, expondo concordância com alguns itens e discordância com outros pontos.

Também estiveram presentes à sessão o Comandante do Batalhão de Trânsito de Cuiabá, Coronel PM Wilson Batista; e o presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, Thiago França.

Tapaiúna Fraga