Início
NOTÍCIAS
27/09/2007
No dia do idoso vereador sugere Programa “Feliz Idade”
O dia do Idoso foi lembrado na Câmara Municipal de Cuiabá com apresentação de indicação para a implantação do programa “Feliz Idade”, com objetivo principal de motivação, socialização, incentivo a troca de experiências e a ocupação do tempo ocioso com atividades diversificadas voltadas para praticas esportivas, sociais, educativas, saúde e ocupação.

O programa Feliz Idade será implantado pelo Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá-Cuiabá Prev. Dilemário disse que em 1940, a vida média do brasileiro mal atingia os 50 anos de idade. Os avanços na medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população repercutiram no sentido de elevar a expectativa de vida ao nascer, tanto que, 40 anos mais tarde, este indicador elevou-se em 17 anos (62,6 anos em 1980)

A barreira dos 70 anos de vida média é rompida por volta do ano 2000, quando se observa uma esperança de vida ao nascimento de 70,4 anos. Segundo a projeção, o Brasil continuará galgando anos na vida média de sua população, alcançando em 2050 o patamar de 81,3 anos, basicamente o mesmo nível atual do Japão.

Audiência Pública

A realização de audiência pública para discutir a violência praticada contra o idoso, as suas causas e políticas voltadas para o atendimento, foi requerida pelos vereadores: Lutero Ponce, Francisco Vuolo, Dilemário Alencar e Enelinda Scala.

Em Cuiabá, de acordo com dados do COMDIPI- Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da pessoa Idosa, diariamente são registrados casos de violência contra o idoso, na maioria das vezes praticada pela própria família. Dentre as práticas mais comuns estão o abandono e o abuso financeiro ,maus tratos físicos e psicológicos, agressões verbais e negligência, deixando de atendê-los em suas necessidades básicas de alimentação e saúde.

Por outro lado, ponderou o vereador, a violência contra o idoso não pode ser creditada à falta de legislação. “Temos leis modernas e abrangentes para a proteção da pessoa do idoso. O verdadeiro problema está na aplicação dessas leis, ou melhor, no fato de que essas leis não estejam sendo devidamente cumpridas e observadas”, disse.

Assessoria: Secom CâmaraCbá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/10 - Com apoio de Toninho de Souza, obras de pavimentação no 1º de Março estão a todo vapor
17/10 - Vereador Frankes homenageia professores em solenidade nesta sexta
17/10 - Vereador faz alerta e pede conscientização para diminuir violência no trânsito
17/10 - Vereador Dr. Xavier é homenageado na 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras
17/10 - Toninho de Souza agradece votação e reafirma compromisso com moradores do 1º de Março
17/10 - Mães de crianças de colo e gestantes podem ter vaga obrigatória em estacionamentos da capital.
17/10 - Toninho de Souza luta contra despejo de famílias do bairro Cidade Verde em Cuiabá
17/10 - MUDANÇA NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO: Câmara aprova projeto para que imposto pago pelo Uber fique em Cuiabá
16/10 - Agente de Saúde pede que socorram a categoria na Tribuna Livre
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.