02/08/2012
Vereadores cobram melhorias no transporte público do Distrito da Guia
Luiz Alves
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, após o recesso regimental, o Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 30 km da Capital, volta a ser tema dos debates legislativos. Dessa vez, o assunto tratado foi o Transporte Coletivo.

O vereador Antônio Fernandes (PSDB) iniciou a discussão, que faz referência às inúmeras reclamações de moradores daquela localidade, cobrando melhorias neste serviço. Conforme atestam, as empresas não têm respeitado os horários de chegada e saída dos ônibus, que deveria obedecer a um intervalo de uma hora. “Há situações em que os usuários chegam a ficar esperando por mais de duas horas e meia nos pontos de ônibus”, afirma o parlamentar.

Além do atraso nos horários, os moradores reclamam do mau estado de conservação da frota que abastece o Distrito, composta por coletivos antigos e sucateados. Foram citadas ocasiões em que um ônibus ‘quebrou’ no trajeto, sendo substituído por outro logo em seguida, vindo este também a ter problemas mecânicos.

Fernandes ainda acrescentou que seria importante reivindicar junto à SMTU a abertura de uma linha para empresas de micro-ônibus (lotação) atender ao Distrito, pois “isso estimularia a concorrência”.

O presidente do legislativo municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), reforçou o conteúdo explanado por Fernandes e enfatizou que é extremamente necessária e urgente a implantação de, pelo menos, mais duas novas linhas de ônibus para a Guia, além de pontos de Táxi.

Júlio se solidarizou à causa evidenciada, acrescentando que ainda estará lutando, mediante reivindicação da gerente geral do PSF, para levar melhorias para a unidade de saúde da família que, além de melhorias físicas, necessita de uma ambulância para proporcionar melhor atendimento à comunidade local.

Antes do recesso parlamentar, o presidente Júlio Pinheiro já havia apresentado uma indicação propondo a elaboração de um estudo de viabilidade quanto à emancipação política do Distrito da Guia, composto por 17comunidades locais. Naquela oportunidade, Júlio também apresentou Moção de Congratulação em homenagem aos 282 anos de existência do Distrito, completados no mês de julho.

Tapaiúna Fraga