10/08/2012
Avôs e Avós são homenageados em Sessão Solene na Câmara
Luiz Alves
Vereadora Lueci Ramos presta homenagem as avós e avôs
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (10) uma sessão solene alusiva ao Dia dos Avôs e Avós, comemorado no dia 26 de Julho. Esta data foi escolhida para a comemoração por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A iniciativa do evento partiu da vereadora Lueci Ramos (PSDB) que, em seu pronunciamento de abertura, agradeceu a presença de todos os avôs e avós, presentes ou não ao evento, parabenizando-os por este dia.

Inicialmente, Lueci abordou questões de cunho afetivo, que sintetizam o amor imensurável que os avôs/avós sentem pelos seus netos. “Eles passam por duas fases: a primeira é a de criar os filhos. A segunda é a de criar os netos”, diz a vereadora, citando o fator tempo para explicar essa dedicação ao longo de toda a vida.

Posteriormente, Lueci Ramos adentrou às questões pertinentes ao contexto social e econômico da ‘Terceira Idade’, evidenciando a situação de que em muitas residências no país são os salários dos avôs/avós, já aposentados, que sustentam toda a família.

A vereadora cita o Estatuto do Idoso e diz que não basta apenas se ter conhecimento da existência das leis, mas que deve-se exigir que elas sejam colocadas em prática. Por isso, assevera que se faz necessário termos gestores, em âmbito nacional, estadual e municipal, comprometidos com esta causa. Para ela, “o Estado ‘lavou as mãos’ e entregou todos os problemas sociais para a Prefeitura”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CONDIPI), Iva Ferreira Gonçalves, após agradecer à oportunidade de estar neste evento e reiterar sua importância, enfocou também o aspecto sócio-econômico que abrange o tema. Em relação à população, ela diz que “o Brasil envelhece a cada dia que passa, e temos que tomar uma providência em relação ao processo de envelhecimento”.

Iva se mostra preocupada com as estatísticas que apontam que, em 2025, nossa nação estará na sexta posição do ranking mundial dos países com o maior índice de pessoas idosas. Portanto, um gigantesco contingente populacional economicamente inativo.
Quinze por cento da população brasileira será composta por pessoas com mais de 60 anos, segundo projeção estatística da Organização Mundial da Saúde, reiterada na 3ª Conferência Nacional de Assistência Social, ocorrida em Brasília, em 2001.

Conforme Iva, o Brasil não dispõe de estrutura para este enfrentamento, uma vez dispondo da mesma proporção de idosos dos países europeus, que se prepararam para serem grandes potências econômicas, pois não tiveram outra saída a não ser a de apreender um novo mecanismo de inclusão desse público, não só nas atividades sociais e no convívio das famílias, mas também na reinserção ao mercado de trabalho/produtividade, repercutindo consideravelmente no PIB.

“A Medicina nos deu a longevidade”, explana Iva Gonçalves.  “Então precisamos cobrar dos poderes uma Rede de Atendimento... unidades que trabalhem de forma articulada e com profissionais capacitados para executar políticas públicas em favor dessa classe”, conclui a Conselheira.

A Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Regina Kaezer, avó de quatro netos, direcionou suas palavras “em cima da emoção de ser avó”, como expressa. Sobre a lei natural da vida, refletiu sobre a inevitável realidade cronológica para qual todos caminham, e diz que “um dia nos tornaremos idosos e sentiremos o peso da idade, então necessitaremos dos mesmos cuidados que os idosos de hoje precisam”.

A programação cultural da sessão ficou a cargo de Eduardo Reni, que cantou belas músicas populares brasileiras. Durante o evento, foram homenageadas e presenteadas com um belo buquê de flores a Srª Alípia da Cunha Brito, de 87 anos, e a srª Nellzi Gomes dos Santos, conhecida popularmente como Baianinha. Também estiveram presentes a Gerente do Centro de Convivência dos Idosos do bairro Novo Horizonte, Srª Antônia Fernandes; e o deputado e candidato à prefeitura de Cuiabá, Guilherme Maluf.

Tapaiúna Fraga