27/09/2007
Violência é repudiada por vereadores durante sessão
Secom Câmara/CBA
Vereadores discutem agressão a motorista
A violência supostamente sofrida por um motorista do transporte coletivo, pelas mãos de policiais PMs, durante uma blitz no trânsito da capital foi uma das principais discussões dos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Cuiabá. O ato, que teria sido presenciado por passageiros do veículo, gerou polêmica e um manifesto que parou o trânsito nas principais vias centrais da cidade.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis, vereador Luiz Poção (sem partido), chegou de sugerir uma moção de repúdio à atitude dos policiais agressores, que, inclusive já foram afastados da corporação, pelo Comando Geral, até que seja concluída a investigação pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), conforme o vereador.

Outros vereadores foram solidários ao motorista agredido, Sebastião Jerônimo, que conduzia um veículo da empresa Princesa do Sol, na noite de quarta-feira (26), pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, quando os PMs teriam solicitado a parada do veículo. Mais detalhes sobre os fatos não foram mencionados, mas os parlamentares solidarizaram-se com o profissional e cobraram de órgãos competentes, uma resolução quanto ao caso.

O Dia do Idoso, comemorado nesta quinta foi lembrado pelos vereadores durante o uso da Tribuna e muitas dicas foram sugeridas no sentido de criação de políticas públicas que venham ao encontro, principalmente daqueles que sofrem o abandono de familiares.

Durante o pequeno expediente a maioria dos vereadores apresentou indicações solicitando a realização de obras como: asfaltamento, patrolamento, troca de lâmpadas e luminárias, limpeza de terrenos baldios, manutenção de redes de esgoto e troca de tampões de bocas-de-lobo, policiamento, coleta de lixo, operação tapa-buracos, entre outros serviços, em bairros da capital.

O vereador Clovito (PTB) apresentou um projeto de lei que institui a obrigatoriedade do teste da orelhinha nas instituições hospitalares que atendem pelo SUS, logo após ao nascimento. Destacou a importância do exame em recém nascidos, devido ao grande número de crianças que ficam com surdez irreversível por não terem tratamento no período certo.

Dois projetos de leis foram aprovados pelos vereadores durante a sessão, um, de autoria do Executivo Municipal altera e introduz dispositivos na lei complementar número 154 de 28 de março de 2007, no que se refere à ampliação e atribuição dos cargos de agente e auxiliar no âmbito municipal, para a realização de concursos.

O outro projeto, de autoria do vereador Lúdio Cabral |(PT), acrescenta dispositivos ao código tributário municipal, possibilitando o direito aos taxistas à isenção de algumas taxas e impostos referentes à carreira desses profissionais.

Assessoria: Secom CâmaraCbá