Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/08/2012
Diversidade Sexual é abordada na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá
Luiz Alves
Presidente da ONG Livre Mente, Clovis Arantes
Na sessão ordinária desta terça-feira (28), o presidente da ONG Livre Mente, Clovis Arantes, fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá para discorrer sobre a Semana da Diversidade Sexual, que discute as questões ligadas ao público LGBT. 

A presença de Arantes no plenário do Legislativo municipal se deve à iminência do evento da Parada da Diversidade Sexual, popularmente conhecida como “Parada Gay”, marcada para acontecer no dia 31 de agosto, com saída a partir do cruzamento da avenida Mato Grosso com a avenida do CPA e chegada à Praça das Bandeiras. 

Neste ano, o evento, que está em sua 10ª edição, aborda o tema “Homofobia tem Cura: Educação e Criminalização”. Adentrando aos preceitos deste conteúdo, Clovis teceu críticas incisivas aos padrões sócio-culturais que perpetuam a discriminação à homossexualidade. 
Conforme aponta, Cuiabá figura entre as capitais que mais assassinam homossexuais e registram casos de aids. Conforme dados, pelo menos 24 homossexuais foram assassinados em Mato Grosso nos últimos três anos, e, apesar disso, nenhum dos assassinos está preso esperando ou cumprindo condenação por matar pessoas por causa da diferença de orientação sexual.

Para ele, o bulling homofóbico nas escolas deve ser repreendido, pois é fator responsável pela evasão de 30 a 40 jovens anualmente, que deixam a escola e vão para o mundo da prostituição após sofrerem com esse tipo de transgressão moral e até mesmo física. 
“Somos vistos apenas duas vezes por esta sociedade: quando pagamos nossos impostos e quando vamos para as ruas”, desabafa Clovis. 

“Não estamos pedindo que aceitem as lésbicas, os gays e os travestis, mas que nos respeitem, pois não queremos ser tratados como cidadãos de segunda categoria”, conclui. 

Quanto à passeata em si, apesar de seu caráter irreverente e animado, o objetivo dos coordenadores é chamar a atenção das autoridades do Poder Judiciário e do governo do Estado para a demanda, sendo esta a razão para a mudança do percurso tradicional.

Tapaiúna Fraga



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.