Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
31/10/2012
Defesa do meio ambiente é tema da Tribuna Livre
Luiz Alves
Valdeci Queiróz na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá
Na sessão plenária de terça-feira (30), o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo cinegrafista e artista visual Valdeci Queiróz, que chamou a atenção da sociedade para a falta de ações em prol da preservação ambiental.

Durante sua fala, Valdeci mostrou alguns de seus documentários, que procuram mostrar à sociedade os ciclos de vida que a acontecem na natureza - incluindo nascimento, crescimento, maturação e morte, envolvidos no processo de desenvolvimento ecológico.

Trechos que mostravam a retirada do gado no Pantanal; a destruição provocada pelas queimadas; o “Encontro das Águas” na região de Nobres e o recente documentário, “Bio Luminiscência dos Vagalumes”, ainda inacabado, que apresenta o ciclo de vida das larvas ao vagalume, foram alguns dos vídeos utilizados para sensibilizar a sociedade.

Para Valdeci, há descaso em Mato Grosso com os ricos ecossistemas, “ta na hora de acordarem. Não tem nenhuma escola, municipal ou estadual, com vídeos falando sobre meio ambiente. Como as crianças vão conhecer os animais daqui? Nessa última eleição não houveram propostas no sentido do cuidado com o ambiente”, indignou-se Valdeci.

Foi do vereador Ralf Leite, atualmente sem partido, a iniciativa de trazer o artista para a Tribuna. “Nós de Mato Grosso temos que incentivar pessoas como o Valdeci, que voluntariamente tiram seu tempo para divulgar e estudar o meio ambiente”, defendeu o parlamentar. 

Valdeci Queiróz, que também é fotógrafo, já realizou diversos documentários em Mato Grosso. Entre as temáticas apresentadas por ele, estão a polinização de flores; as esculturas em caverna; a retirada do gado no Pantanal; a hibernação de jacarés e a vida de diversos pássaros, sempre em busca da conscientização pela preservação ambiental.

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.