22/11/2012
Combate ao Câncer Infanto-Juvenil é lembrado na Câmara
Luiz Alves
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI), comemorado em 23 de novembro, a Câmara de Cuiabá abriu suas portas para a exposição de artesanato da Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC), sediada em Cuiabá.

Voluntários e servidores da AACC estão expondo, no saguão da Câmara, a produção confeccionada pelas acompanhantes das crianças que chegam à Cuiabá em busca de tratamento. Tapetes, jogos de banheiro, bijóias de madeira e camisetas da AACC, entre outros produtos, estão sendo comercializadas como forma de angariar fundos.

A instituição, que oferece hospedagem aos pacientes e familiares, sobrevive de doações e projetos, mas muitas mães, que vem de todas as partes do Estado, chegam sem nenhum recurso financeiro, optando por realizar trabalhos manuais como forma de obter algum sustento.

Atualmente a AACC está com 10 pacientes e suas acompanhantes, mas este número flutua invariavelmente e, convites como o da Secretaria de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, ajudam não só para divulgar e comercializar o artesanato produzido na instituição, como também o trabalho desenvolvido na própria AACC.

“Nossa grande luta é pela conscientização e divulgação da importância de se fazer o diagnóstico precoce, pois descobrindo cedo a doença há muito mais chances de cura”, explicou Nair Damasceno, gerente do Call Center da AACC.

A exposição na Câmara segue de 21 a 23 de novembro, entre às 8h e às 13h, mas haverão outras atividades chamando a atenção da população para a data. Amanhã (23) acontece uma palestra no auditório da Livraria Janina, proferida por médicos e no sábado, às 16h acontece a IIIª Caminhada da AACC, que sai do Restaurante Universitário (RU), dentro da UFMT.

Luciana Oliveira Pereira

Fotos Relacionadas

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!