05/12/2012
Audiência pública na Câmara discute violência doméstica e lança campanha nacional
Luiz Alves
Audiência pública para discutir a violência contra a mulher

A audiência pública, promovida pela vereadora Lueci Ramos (PSDB) e a Defensora Pública, Rosana Leite, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, contou com a presença maciça de homens. Mais de 120 pessoas lotaram o Plenário da Câmara de Cuiabá.

O encontro tinha como objetivo esclarecer e conscientizar os homens pelo fim da violência doméstica, mas também, lançar a campanha nacional intitulada, “Laço Branco”, que busca sensibilizar, envolver e mobilizar os homens contrários à prática violenta.

Segundo Rosana Leite, para os homens, ser contra a violência “é colocar o laço e dizer, eu não pratico e sou contra os que praticam. Com adesão masculina, teremos grandes avanços em Mato Grosso”, frisou.

Márcio Dorileo, Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado, destacou a importância da campanha numa sociedade ainda em processo de evolução. “O respeito e a igualdade entre homens e mulheres deveria ser algo natural e intrínseco à nossa formação, mas ainda é necessário que tenhamos campanhas como esta, de difusão, educação e conscientização pelo fim da violência”.

Dados da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, mostram que em 2011, foram mortas 13 mulheres na Capital e, neste ano, já se contabilizam 22 assassinatos. A delegada, Claudia Lisita, aproveitou a audiência para esclarecer que a sua delegacia, “tem recebido e atendido muito bem aos homens que a procuram, pois nós não trabalhamos contra os homens, mas a favor da família e da cultura de paz”.

Uma cultura que também vem sendo pregada na Defensoria Pública, através do projeto “Prevenção à Violência Doméstica”, realizado há quase 2 anos, através de palestras. “Onde nos chamam vamos trabalhando para diminuir a violência dentro do lar. É preciso que ele seja um local de refúgio, de acolhimento entre as pessoas, não um local desagradável de brigas e discussões”, explicou Rosana Leite.

As comunidades ou instituições que desejarem participar do projeto podem ligar no telefone 3613-8360 da Defensoria, solicitando a visita da equipe, que acaba por formar multiplicadores da nova mentalidade.

Durante as discussões, foram destacadas também as dificuldades que os órgãos instituídos vêm sofrendo para que todo o trabalho de educação, esclarecimento, intervenção e auxílio nos casos de violência doméstica sejam erradicados. O que acabou provocando a elaboração de um documento, que será encaminhado ao governador Silval Barbosa.

“Temos que destacar dois pontos positivos nesta audiência”, frisou a vereadora Lueci. “Primeiro, a imensa maioria da participação de homens hoje e, a produção conjunta de um documento. Vimos aqui que tanto as delegacias, quanto os juizados, precisam de apoio, de mecanismos para desenvolver melhor seu trabalho”, alegou a vereadora.

Na próxima segunda (10), as autoridades participantes da audiência se reunirão a partir das 9 horas, para elaborar o documento, que chegará ao governador do Estado, via Câmara Municipal.
Participaram da audiência, além da vereadora Lueci Ramos e da Defensora Pública, Rosana dos Santos Leite; o Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado - Marcio Dorileo; a Juíza de Direito Titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Proteção à Mulher da Comarca de Cuiabá - Ana Cristina Silva Mendes; a Juíza da Segunda Vara de Violência Doméstica – Tatiane Colombo; a Promotora de Justiça da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Elisamara Sigles V. Portela; a Delegada de Polícia da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá - Claudia Lisita; o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado – Paulo Lemos e Thassya da Silva Alves, que recentemente perdeu a mãe e o filho, assassinados pelo ex-namorado.

Luciana Oliveira Pereira

Fotos Relacionadas