09/01/2013
Empresários pedem à Câmara Municipal redução do IPTU
Walter Machado
O presidente e o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadores João Emanuel (PSD) e Onofre Júnior (PSB), receberam na tarde dessa quarta-feira (9) visita de cortesia de empresários e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que aproveitaram a oportunidade para defender a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O grupo que visitou a Câmara contou com o presidente da CDL de Cuiabá, Paulo Gasparoto, e empresários do setor de confecções, petróleo, material de construção, farmácia, hotéis, veículos e autopeças.  “Viemos aqui para desejar sucesso a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, além de tratar de assuntos que interessam à cidade, como esse aumento abusivo do IPTU”, afirmou Gasparoto.

O presidente da CDL cobrou redução do Imposto ao tratar do aumento de 25% aprovado pelos vereadores da Legislatura passada, no fim do mês de dezembro. Ele também criticou incremento sucessivo da carga tributária, que prejudica principalmente micro e pequenos empresários. “Ao invés de se reduzir a alíquota, ampliam as isenções para 70 mil imóveis numa clara política populista”.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Emanuel, voltou a anunciar que na sexta-feira deverá ser divulgado um relatório sobre o processo legislativo que elevou o IPTU. Ele alega que a assessoria jurídica da Casa está avaliando principalmente os prazos regimentais, necessidade de pareceres das comissões de Economia e Finanças, Constituição e Justiça e Direito do Consumidor. “Estamos ouvindo as reivindicações dos empresários, que são também compartilhadas com diversos segmentos da sociedade e, se houver ilegalidade, não caberá outro caminho a não ser a revogação da medida”.

O primeiro vice-presidente da Câmara, Onofre Júnior, também concorda com a anulação desde que seja encontrada irregularidade na aprovação. “Fomos procurados pela CDL, mas a reclamação parte de vários setores da sociedade, que não suporta mais aumento de impostos. E a reavaliação desse processo é o que a sociedade espera”.

Téo Meneses

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital