Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
07/02/2013
Aumento de tarifas terá que passar pela Câmara de Cuiabá
Walter Machado
A população de Cuiabá acordou nesta quinta-feira (07) com a notícia do aumento de 14,98% na tarifa da água, cujo fornecimento é realizado pela Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental), que obteve a concessão da SANECAP há menos de um ano.

Com a notícia, os vereadores da Capital solicitaram uma reunião de emergência com a diretora da Agência Municipal de Regulação de Serviços de Água e Esgoto (Amaes), Karla Regina Lavratti, para que ele prestasse esclarecimentos.

 Para o vereador Domingos Sávio (PMDB) o reajuste é imoral: “É vergonhoso ter um reajuste, sem ter melhoria nos serviços prestados”.

Em decorrência da reunião, os vereadores realizaram uma votação que altera o artigo 70 da Lei Orgânica do Município, estabelecendo que as taxas de fornecimento de água e tarifa do transporte coletivo passem pela Câmara.

A mudança foi aprovada por 24 votos a favor e 01 ausência. O autor do projeto, vereador Chico 2000 (PR), defendeu a proposta que já havia sido aprovada em primeira votação na Legislatura passada, mas acabou saindo de pauta. Ele é representante do Legislativo no Conselho Consultivo da Amaes e critica o fato de não ter sido comunicado previamente sobre o pedido de reajuste apresentado pela CAB Ambiental.

Faissal Calil (PSB), ressaltou os direitos dos contribuintes no Art. 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC): “Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”, argumenta o parlamentar que é advogado.

O presidente da Câmara Municipal, João Emanuel (PSD), disse que a mudança na tarifa deve ser publicada até o dia 16, mas antes desta data a Lei Orgânica já deverá estar alterada, o que torna o reajuste inconstitucional: “A posição da Câmara é pelo não aumento da tarifa. A população não merece isso”, afirmou o presidente.

Stephanie Romero



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.