08/02/2013
Arilson destaca a luta dos moradores do Santa Amália e propõe Sessões Itinerantes nos bairros

Retomada das Sessões Iitinerantes, este foi o requerimento apresentado pelo vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, durante a sessão da Câmara dos Vereadores desta quinta-feira (07). O objetivo é integrar os parlamentares a realidade dos bairros e dialogar com os moradores sobre as necessidades de cada região. Além desta ação, também houve Tribuna Livre oferecida pelo vereador do PT aos moradores do bairro Santa Amália.

De acordo com o vereador Arilson da Silva, a proposição das Sessões Itinerantes foi realizada no mesmo dia da Tribuna Livre com o presidente do bairro Santa Amália, Rowel Araújo, justamente para demonstrar que os bairros de Cuiabá têm a necessidade de dialogar com os vereadores e mostrar os problemas encarados no dia a dia.

“Os moradores do Santa Amália estão na luta pela retirada dos Linhões da Rede Cemat e utilizaram a Tribuna para apresentar essa situação e unir forças com os vereadores nesta causa. Com as sessões itinerantes, os moradores tanto podem participar ainda mais quanto mostrar as dificuldades nos próprios bairros”,afirma o vereador Arilson da Silva.

O vereador destaca que quanto maior a participação da população, mais democrática as ações da Câmara serão e, vivenciar a realidade dos bairros embasa os parlamentares nas proposições durante as sessões. “Conseguimos a paralisação das instalações das Torres com uma liminar, mas precisamos conquistar a retirada do linhão para que a população volte a ter a tranquilidade em suas casas”.

“Nossa expectativa é que os vereadores possam fortalecer nossa busca pela retirada das torres da Rede da nossa rua. Queremos que os parlamentares nos ajudem e solicitem à Prefeitura de Cuiabá ações efetivas. Já apresentamos a alternativa de transferir as torres para o terreno que fica atrás das nossas casas, sem falar na alternativa de passar a linha de transmissão no bairro Santa Angelita, que já tem a estrutura pronta. Essa tribuna foi muito importante e vamos seguir firmes por providências”, destaca o presidente do bairro Santa Amália, Rowel Araújo.

Decisões importantes

Esta quinta-feira (07) também foi marcada pela importante decisão dos vereadores que aprovaram a modificação da Lei Orgânica do Município (Loa) referente à determinação do valor das tarifas de água e do transporte público de Cuiabá. Esta decisão foi tomada após o anúncio do aumento de 14,98% na tarifa da água, de responsabilidade da Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental).

Diante desta situação e dos protestos dos vereadores, uma reunião com a diretora da Agência Municipal de Regulação de Serviços de Água e Esgoto (Amaes), Karla Regina Lavratti, foi realizada na Câmara para esclarecimentos. Após esta reunião, a sessão foi retomada com a votação dos vereadores para alteração da lei.

Acreditamos que este aumento é abusivo e não podemos permitir que esta situação continue. Essas decisões devem passar pela Câmara, ser discutidas para garantir os direitos da população cuiabana. A Câmara tem que fazer parte da definição das tarifas sim, sempre tendo como prioridade o que for melhor para os moradores da capital”, diz o vereador Arilson da Silva.

Marcela Brito

Assessoria Vereador