14/02/2013
Toninho sugere audiências públicas para discutir contrato com CAB Ambiental

O vereador Toninho de Souza (PSD) protocolou na manhã desta quinta-feira (14-02) requerimento solicitando realização de cinco audiências públicas nas principais regiões de Cuiabá para saber qual o nível de satisfação da população com relação aos serviços prestados pela empresa CAB Ambiental, responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na capital mato-grossense. O objetivo do parlamentar é ter uma posição clara dos consumidores sobre os trabalhos realizados até agora pela empresa que comprou a extinta Sanecap.

Em abril próximo, a CAB irá completar 1 ano de concessão e mesmo assim já está pleiteando junto a Agência Municipal de água e Esgoto (Amaes) aumento em 15% na tarifa. Dos encontros a serem realizados nas regiões pólos de Cuiabá, segundo Toninho, haverá uma sinalização para romper ou não o contrato de concessão com a CAB Ambiental, que pagou a prefeitura da capital na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB) na ordem de R$ 140 milhões para ter direito na venda de água e tratamento de esgoto. Porém, só de dívida trabalhista a prefeitura ficou com um ônus de mais de R$ 200 milhões para ser pago. "A privatização da Sanecap só foi boa e lucrativa para a CAB Ambiental, que até hoje não provou para que veio fazer em Cuiabá", frisa o parlamentar.

A intenção de Toninho de Souza com as audiências públicas é rediscutir a concessão cedida para a CAB. O parlamentar não descarta até a possibilidade da Sanecap voltar a ser novamente uma autarquia da prefeitura de Cuiabá. "É preciso e se faz necessário debatermos melhor essa questão da CAB Ambiental em Cuiabá. Precisamos criar um movimento para devolver este bem público (Sanecap) à população cuiabana que, pelo visto, não está satisfeita com o serviço de má qualidade prestado por esta empresa", finalizou o vereador.

Luiz Esmael