06/03/2013
Superintendente da Pesca em MT visita Mercado Municipal a pedido da Câmara
Walter Machado

Acompanhada da assessora Josinete Mendes (coordenadora de Safra/Pesca/MT), a superintendente federal do Ministério da Pesca em Mato Grosso, Marlene Assunção, visitou hoje (06-03) cedo as instalações do Mercado Municipal Miguel Sutil (Avenida Isaac Póvoas c/ Rua Joaquim Murtinho). Assunção foi recebida no local pelo chefe de Gabinete da presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, Juan Daniel Peron, que representou o presidente do Legislativo da capital. Ele explicou que João Emanuel não pôde estar presente porque presidia solenidade no Centro de Eventos do Pantanal. Uma nova reunião acontecerá nos próximos dias para análise dos dados coletados, informou. "É o passo sequencial para o estabelecimento de um convênio de revital ização desse mercado".

A superintendente do MPA disse que o propósito da visita era fazer um diagnóstico preliminar da estrutura do logradouro e das mudanças necessárias, que serão inseridas no projeto a ser concebido pelo Ministério da Pesca, em parceria com o Ministério do Turismo. "Viemos aqui para conhecer a estrutura do mercado, pontos focais, e ver se existe algo que está em sintonia com os objetivos do Ministério da Pesca. Trata-se de uma pré-avaliação, a fim de levantar os pontos básicos do futuro projeto, a ser executado com recursos conjuntos dos Ministérios da Pesca e do Turismo, além de outros parceiros institucionais".

Segundo Assunção, já existe um projeto de revitalização da gestão Wilson Santos, assinado pela arquiteta Adriana Bussiki, em torno de R$ 2 milhões. "O interesse do MPA é dar ponto focal do que foi esse mercado no passado, além de assegurar pontos de comercialização para pescadores e piscicultores no ato da sua revitalização. Portanto, o novo projeto pode comportar galpões destinados à comercialização de pescado, por exemplo. Checarei os procedimentos de praxe em Brasília-DF. Tudo tem de ser feito de mãos dadas com gestores públicos, inclusive Prefeitura e Câmara Municipal. Nós respeitamos a soberania dos estados, desde que isso não prejudique a população e o meio ambiente".

As representantes do Ministério da Pesca ainda percorreram vários boxes e conversaram com alguns comerciantes instalados no local.

COMERCIANTES: DESESTÍMULO TOTAL

Dirigente da ASCOMMS (Associação de Comerciantes do Mercado Municipal da Miguel Sutil), o comerciante Sebastião Luciano Freitas de Paula lamentou que apenas 26 boxes estejam em funcionamento. "Assim mesmo, somente poucos pagam impostos à Prefeitura. Uma minoria. Se o município não cobra já fica difícil. Simplesmente não pagam".

O armazém de Sebastião é um dos poucos que funcionam no Mercado Municipal Miguel Sutil. A maioria dos estabelecimentos trabalha com carnes. "Açougues têm demais. Antes, não, tínhamos tudo por aqui. Mas foi acabando. Muitos desistiram de investir por sentir que não valia a pena".

Geraldo Braga foi outro estabelecimento visitado pela comissão Câmara/MPA. Ele responde pelo boteco à entrada do mercado. "Trabalho aqui há 17 anos, mas tenho pensado em abandonar tudo e ir embora. O abandono desse lugar é uma calamidade pública".

Já José Augusto, outro comerciante, há 26 anos no mercado, acentua que paga seus impostos religiosamente em dia. "Mas, pode levantar, existe gente que não paga um centavo há mais de 10, 15 anos. Não entendo por qual motivo. Se brincar, desses boxes em funcionamento, apenas uns nove encontram-se em dia com suas obrigações junto à Prefeitura. Mas ela não cobra, é estranho. Ao que parece, fomos abandonados por todos os prefeitos da capital".

Secom Câmara - João Carlos Queiroz