08/03/2013
Roberto França emociona mulheres em Plenário
Walter Machado
O pronunciamento do ex-prefeito de Cuiabá e ex-vereador Roberto França emocionou a multidão de mulheres presentes hoje (08-03) no Plenário da Câmara Municipal da capital, por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.  Empolgado, França recordou que, para ele, era sempre uma grande emoção e orgulho retornar à Casa onde cumpriu dois mandatos, inclusive com assento na presidência. "Minha fala não constava no protocolo, pois hoje o dia é delas, das mulheres, não dos homens. Mas agradeço a gentileza do Cerimonial e aproveito para externar minha gratidão calorosa às mulheres de Cuiabá, do Brasil e do mundo, guerreiras natas".

França recordou que prestou várias homenagens à mulher no Parlamento cuiabano, quando no exercício dos seus mandatos, igualmente testemunhando iniciativas similares de colegas.  "Cumprimento todas vocês e, em especial, minha esposa Iraci França, uma das homenageadas nesta solenidade, e a vereadora Lueci Ramos, autora do requerimento da presente sessão solene. Aliás, Lueci merece também receber esta homenagem que direciona às dezenas de mulheres aqui presentes, representantes populares de todas as regiões de Cuiabá. Afinal, ela é detentora de cinco mandatos".

Ser eleita por cinco vezes é uma vitória "que não é para qualquer um, convenhamos", enfatizou França.  "Se para o homem já é difícil chegar até aqui, imagine para a mulher... Sempre penalizada, discriminada, ela sempre defronta com mil e uma barreiras que tentam dificultar suas mobilizações por espaços independentes, merecidos. No final, por ser guerreira, consegue chegar lá. A mulher é uma vitoriosa por excelência".

Lueci Ramos, enquanto ele esteve à frente do Palácio Alencastro, era presença cativa no seu gabinete, recordou França. "Já avisavam que ela {Lueci} havia chegado e eu me preparava. Sabia que apareceria porta adentro com uma lista enorme de reivindicações. Porém, devo destacar: nenhum dos itens era em seu interesse, mas no interesse da população sofrida, ou seja: melhorias reclamadas pela cidade inteira. Nunca a nobre vereadora Lueci Ramos pediu algo para ela própria, sempre para o povo. Daí o fato de ser eleita várias vezes, pois a população reconhece quem trabalha, quem tem bagagem de representatividade popular e faz por merecer. A sua recondução ao cargo de vereadora, portanto, é um atestado inequívoco da leitura precisa e sincera que os habitantes de Cuiabá têm do seu trabalho neste Parlamento".

O ex-prefeito também rememorou o sucesso dos empreendimentos sociais que sua gestão dupla na Prefeitura de Cuiabá inaugurou e tem tido continuidade pelos seus sucessores. "O Siminina é um dos grandes exemplos disso. Foi elaborado a partir do instante em que uma menina, quase uma criança, nos disse que transava por R$ 2 reais para comprar arroz. Hoje, temos no Siminina mais de 1.500 adolescentes e nenhuma gravidez. Uma vitória".

PROJETOS SOCIAIS

França citou também o Projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que resgatou crianças e adolescentes, paralelamente facilitando a vida das mulheres trabalhadoras. "Isso porque seus filhos não ficavam nas ruas, entregues a uma eventual incursão na marginalidade, no mundo das drogas e prostituição. Assim, elas podiam sair para trabalhar com tranquilidade."

A construção de 36 creches foi outro fator positivo na sua administração, disse França, somando-se aos Centro de Convivência de Idosos e Ginásios Poliesportivos. "Iraci, minha mulher, arregaçou as mangas e trabalhou 24 horas. Uma 1ª dama que marcou pelo suor derramado. Quase não nos víamos, pois estava ora prestando assistência ao Siminina e/ou junto às entidades de idosos e crianças. Se faltasse algo na merenda, Iraci corria para lá a qualquer hora. Um tempo de trabalho profícuo, gostoso, e os bons resultados estão aí, à vista geral da população. Valeu todo aquele esforço inicial, porque os frutos do nosso pensamento social têm se multiplicado".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara