19/03/2013
Onofre intermedeia acordo entre ambulantes e municípios
Walter Machado

Graças a uma articulação do vereador Onofre Júnior (PSB), a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cuiabá decidiu dar uma trégua aos ambulantes que trabalham na Avenida Beira Rio e haviam sido notificados para deixar imediatamente as vias públicas onde comercializam diversos produtos próximos a universidades particulares. Esses microempresários poderão ficar no local até um acordo com o Executivo.

A articulação se deu graças a um trabalho que vem sendo feito há alguns dias por Onofre juntamente com os ambulantes. Durante a reunião realizada na manhã dessa terça-feira (19), o parlamentar telefonou para o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Máximo, e o adjunto da pasta, Zidiel Coutinho. Ambos se comprometeram a suspender as fiscalizações enquanto não haver um acordo. Uma reunião para discutir o assunto deve ocorrer na quinta-feira (21).

Os ambulantes trabalham há anos e até pagam taxas para o município, mas haviam sido notificados para deixar o local em 24 ou 72 horas, prazo que expirou na segunda-feira (18). Com isso, mais de 150 famílias seriam prejudicadas. “Temos que discutir e resolver da melhor forma, com calma, transparência e tranquilidade”, afirmou Onofre.

A luta de Onofre ganhou respaldo de outros vereadores, como Renivaldo Nascimento (PDT), entre outros. “Não somos contra a aplicação da lei, mas se vale para esses ambulantes o rigor da lei deve valer também para grandes empresários que ocupam as calçadas da Avenida Getúlio Vargas”, completa Toninho.

Assessoria de Gabinete