19/03/2013
Moradores pedem exoneração de subprefeito do Distrito de Aguaçu em Cuiabá

O vereador Allan Kardec (PT) tornou pública, nesta terça-feira (19), a insatisfação dos moradores do Distrito de Aguaçu, em Cuiabá, com o atual subprefeito da localidade Domingos Sávio, recém-empossado no cargo por indicação do deputado estadual Emanuel Pinheiro e com aval do prefeito Mauro Mendes.  Na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, o parlamentar informou que os moradores daquela localidade não querem, sob qualquer hipótese, o atual subprefeito como representante deles.

São dois os principais motivos pela recusa: primeiro porque Sávio não pertence àquela comunidade e segundo, porque já existem lideranças comunitárias locais com histórico de atuação em prol dos moradores e que conhecem os problemas da região. Dessa forma, seriam, na visão dos habitantes de Aguaçu, pessoas mais preparadas para assumir o cargo.

Já existe inclusive, um abaixo-assinado com  mais de mil nomes de moradores que defendem a substituição de Domingos Sávio por uma liderança do grupo de habitantes. “A população não quer nem que ele comece a trabalhar, pois não sente representada por ele”, disse o vereador Allan Kardec que acompanhou uma manifestação da comunidade cobrando a exoneração de Domigos. O cargo de subprefeito que tem como principal meta, fazer a ligação entre a zona rural e a prefeitura de Cuiabá. Os moradores querem apresentar uma lista com nomes de lideranças locais para que o prefeito escolha um deles.

No movimento estão integrantes da igreja católica, da igreja evangélica, da escola local e os comunitários. “Eles não aceitam essa questão da indicação política, pois querem que seja alguém de lá”, pontua o vereador acrescentando que existem também outros motivos relativos ao período em que Domingos Sávio foi subprefeito daquela localidade em outra gestão passada. “Os moradores estão protocolando denúncias e juntando documentos que serão entregues nas mãos do prefeito Mauro Mendes. Mas por enquanto não querem adiantar do que se trata”, justifica Kardec.

Ambulantes da Beira Rio: O vereador Allan Kardec engrossou o coro dos vereadores contrários à decisão da Prefeitura de Cuiabá que notificou todos os vendedores que atuam nas imediações das universidades Unic e Unirondon, na Avenida Beira Rio, vendendo alimentos aos estudantes e frequentadores da região para deixarem o local em no máximo 72 horas.

Com a exigência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a retirada dos ambulantes, cerca de 150 famílias poderão perder a fonte de renda. “São trabalhadores que atuam no local há várias anos. Não se pode simplesmente proibi-los de trabalhar, é preciso antes debater o assunto e apresentar propostas para anteder as famílias que ali trabalham”, defendeu Kardec que vai participar das discussões para criação de uma Comissão que discutirá o assunto a ser levado ao prefeito com urgência.

Welington Sabino/Assessoria de Gabinete/(65) 9923-4369