16/10/2007
Projeto cria Conselho Municipal da Juventude
Secom Câmara/CBA
Vereador Chico 2000 justificando o projeto apresentado
Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá cria Conselho Municipal da Juventude no município de Cuiabá. O projeto, segundo o autor, vereador Chico 2000 tem por finalidade elaborar, coordenar e executar políticas públicas que garantam a integração e participação do jovem no processo social, econômico e político e cultural do município.

O ser humano, em seu crescimento físico, intelectual e moral, enfrenta uma etapa difícil, qual seja a fase da Juventude. É neste momento que se definem sua personalidade, caráter e performance com que reagirá em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo.

“Temos hoje uma grande parcela de nossa juventude interessada em participar da vida pública sem, no entanto, encontrar os canais por onde iniciar sua participação. Cabe a nós representantes do Poder Público, oferecer os meios capazes de nortear os futuros homens públicos e/ou dirigentes da iniciativa privada a terem espaço necessário à formulação de suas propostas para a sociedade, elaborando planos, programas e projetos, subsidiando o planejamento das ações públicas para o seu segmento, interferindo de modo democrático e consciente na vida da cidade, fiscalizando de forma cidadã o cumprimento da legislação que assegure os direitos do jovem enfim, dando sua contribuição efetiva no desenvolvimento da vida social, política, econômica e cultural da nossa cidade”, justificou.

Disse ainda que não há no Executivo nenhuma agência específica para encaminhar as questões inerentes ao jovem. Educação, saúde, moradia, prevenção contra as drogas, educação sexual, emprego, participação política e tantas outras questões que merecem ser tratadas logo após a puberdade.

Considera, ainda que a melhor forma para iniciar e trabalhar a consciência política dos jovens é prepará-los desde o começo para o embate das idéias, a partir de discussões coletivas e no zelo de seus semelhantes, a partir de seus próprios problemas, de suas próprias iniciativas, nos grandes debates de suas vidas e que serão travados no dia-a-dia de sua luta e com conceitos próprios. É da atribuição do conselho desenvolver estudos e pesquisas relativas ao público jovem, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas para este segmento no Município; firmar convênios e contratos com outros organismos públicos e privados, visando à elaboração de programas e projetos ao público jovem; Promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para a conscientização dos problemas relativos ao jovem na sociedade atual;

Fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens no Município; Defender a ecologia e se opor, sistematicamente, à destruição da natureza e poluição do meio ambiente; Propor a criação de canais de participação popular junto aos órgãos Municipais, voltados para o atendimento das questões relativas ao jovem, especialmente, com relação a: educação; saúde; emprego; formação profissional; combate às drogas; exercer outras atividades correspondentes.

Assessoria:Gabinete