22/03/2013
João Emanuel elogia obra dedicada a Dante
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel, PSD, afirmou ontem (21-03), durante lançamento do livro sobre o ex-governador Dante de Oliveira, intitulado "O Homem das Diretas Já", que "esta obra faz justa menção honrosa a um dos nomes que contribuíram para o pleno exercício da prática democrática no País". Dante faleceu em 6 de julho de 2006, em Cuiabá. O lançamento do livro, escrito pelo cientista político Paulo Kramer, aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a presença de autoridades dos diversos escalões municipal, estadual e federal, além de familiares do ex-gestor estadual.

"Dante de Oliveira é um ícone mato-grossense, nacional", disse João Emanuel. "Ele marcou pelo espírito despojado de representatividade em favor das classes menos favorecidas, e também pela inesgotável determinação de luta por objetivos coletivos. Na condição de parlamentar federal, tornou-se líder aclamado nacionalmente ao instituir a emenda 'Diretas Já', passo fundamental para que o Brasil pudesse marchar em caminhos democráticos, conforme os anseios populares. Possuía uma visão futurista sobre as exatas demandas que precisariam ser atendidas para que Mato Grosso pudesse avançar em todas as áreas".

Emanuel ainda direcionou saudações a todos os familiares de Dante de Oliveira, à viúva Thelma de Oliveira e ao colega vereador Leonardo Oliveira (sobrinho), que preside o Instituto Dante de Oliveira. "Dante jamais partiu dos nossos corações, estará sempre vivo. Ele nos deixou um legado precioso, o de acreditar na vitória quando tudo parece somar contraditoriamente".

Para o dirigente do Legislativo de Cuiabá, o livro sobre a dinâmica trajetória política de Dante sintetiza parte do gigantismo do trabalho feito pelo ex-governador. A obra, com mais de 100 páginas, reúne uma coletânea de discursos do mato-grossense quando no exercício de mandato parlamentar em Brasília-DF.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara