Início
NOTÍCIAS
25/03/2013
Instituto dos Cegos pede apoio à Câmara de Cuiabá
Walter Machado
Visita ocorreu na manhã dessa segunda-feira, na Presidência da Câmara

O presidente do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), Marcino Benedito Oliveira, acompanhado por outros deficientes visuais, visitou a Câmara Municipal de Cuiabá na manhã dessa segunda-feira (25) para pedir apoio do poder público. O grupo precisa principalmente de obras de infraestrutura na sede da entidade que recebe inclusive pessoas de outros estados, além de apoio para prática esportiva. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo, João Emanuel (PSD).

“Temos apoio do poder público, mas precisamos de cada vez mais parcerias porque ainda não temos ajuda suficiente. Nossa sede, por exemplo, é precária. O telhado está em péssimas condições, não há climatização adequada, entre outros”, afirma Marcino.

O Instituto dos Cegos atende mais de 180 pessoas, famílias que obtêm de graça oportunidade de capacitação e lazer para cidadãos tão marginalizadas na sociedade em relação a direitos básicos, como acessibilidade, geração de emprego e renda.

Ao receber o grupo, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel, reforçou apoio ao Instituto dos Cegos e assumiu compromisso de articular uma rede de entidades e autoridades para defender a causa. “O poder público tem que apoiar essas pessoas, pois são cidadãos que não estão tendo seus direitos respeitados. Por isso, o que estiver dentro do nosso alcance será feito em parceria com outras entidades”, afirma o parlamentar.

O Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que sobrevive com a ajuda da comunidade, tendo sido fundado em 1978. O órgão oferece em tempo integral cursos de alfabetização Braile, ensino do soroban (Ábaco), atividades do convívio diário, locomoção, informática, aulas de reforço para alunos da rede pública de ensino, educação física adaptada com aulas de goalball, futebol 5 e atletismo. São atendidas pessoas de 07 a 60 anos.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/10 - Câmara cumpre lei trabalhista
20/10 - NOTA À IMPRENSA
20/10 - Associação cobra fortalecimento da rede em prol da adoção
19/10 - Pauta desta quinta-feira apresentou cinco proposituras
19/10 - Vereador Orivaldo da Farmácia reúne-se com Prefeito por asfalto no Jd. Industriário II
19/10 - As duas sessões da Câmara passam acontecer às terças-feiras sem interferir no tempo de duração
19/10 - Câmara de Cuiabá promove orientação aos servidores sobre o Câncer de Mama
18/10 - NOTA DE ESCLARECIMENTO
18/10 - Prefeitura de Cuiabá pega “carona” em projetos, dispensa licitações, dando margem a ações para corrupção, alerta representante de ONG nacional
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.