16/10/2007
Vereadores discutem transporte coletivo e coleta de resíduos sólidos
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá discutiram, na sessão ordinária desta terça-feira, temas relacionados à adequação do transporte coletivo para deficientes; reajuste para os profissionais da educação básica e coleta de resíduos sólidos.

Presidente da Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara, vereador Levi Pires de Andrade (PP), o Leve Levi, apontou a necessidade de instalar Ecopontos – locais de coleta de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, que atualmente são despejados diretamente no meio ambiente sem o devido tratamento. “Estes serão os pontos de despejo deste tipo de lixo. Posteriormente o material será tratado corretamente e revendido no mercado como matéria prima”, explicou. "A medida também deve diminuir a exploração de matérias primas no meio ambiente”, apontou.

Conforme o parlamentar, o volume de lixo coletado por dia na Capital gira em torno de 1,2 tonelada. Deste montante, 800 toneladas, que compreendem resíduos sólidos da construção civil e volumosos, não são tratados corretamente. “Este lixo é constituído de entulhos, restos de eletrodomésticos, entre outras sucatas, que ficam jogados pela cidade. Em longo prazo isso provoca danos irreversíveis ao meio ambiente”, alertou. O vereador frisou que a Prefeitura Municipal de Cuiabá formulou o projeto dos Ecopontos há mais de um ano, contudo ainda não foram implantados. “Rondonópolis, por exemplo, já está pronta para receber os Ecopontos, enquanto Cuiabá ainda não se mobilizou”, apontou.

O presidente da Comissão de Economia e Finanças da Casa, vereador Luiz Marinho (DEM), elogiou a Prefeitura Municipal por colocar em circulação 15 ônibus adaptadas a deficientes físicos. “Há mais de 20 anos lutados pelo direito de ir e vir em preditos públicos. A adaptação dos ônibus é uma conquista importante para os deficientes”, destacou.

A vereadora Enelinda Scala (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos, ressaltou que o aumento no piso salarial dos professores da rede pública é de suma importância para a construção de uma sociedade justa e igualitária. “Enquanto os professores não forem remunerados adequadamente, a desigualdade social vai perdurar em nossa cidade”, alertou. Para a vereadora, o município deve priorizar políticas públicas voltadas para as áreas de Saúde, Meio Ambiente e bem estar social.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad