04/04/2013
Projeto descarta o uso de mercúrio metálico e metais pesados em Cuiabá
Em defesa ao meio ambiente, o vereador Mário Nadaf (PV)  apresentou  na  Câmara de Cuiabá,  na sessão  desta terça-feira (2),  o projeto de Lei 05|2013,  que autoriza empresas do ramo de materiais  elétricos  e artefato  o  descarte  dos  produtos que contenham  mercúrio metálico e  metais pesados no município de Cuiabá.

O parlamentar do Partido Verde  justifica  em seu projeto  que “este tipo de material  quando  danifica  ou se rompe , emite vapores  de mercúrio, um metal  pesado  que me vez ingerido ou  inalado, causa efeitos  desastrosos   ao sistema  nervoso do ser  humano, além de atingir outros organismos vivos que os absorvem.  Quando  em contato com o solo  ou depositados a em aterros, contaminam o solo e, posteriormente,  os curso d’ água, acabando por chegar à cadeia alimentar”.

Entre outras justificativas, o autor argumenta que: “Desse  modo,  há   inadiável necessidade   de se controlar de algum modo  o descarte  e destinação final  deste tipo de material , para prevenir possíveis danos, não apenas ao meio ambiente, como também essa Lei objetiva  prevenir possíveis danos , não apenas ao meio ambiente, como também às pessoas.”

Para Mário Nadaf,   a aprovação desta Lei  na Capital,  ajudará  na prevenção e no controle dessa prática absolutamente nociva à saúde  dos seres vivos.  “ Conto com  o apoio de todos  vereadores desta  Casa de Leis pela aprovação  da presente propositura. O projeto  tem uma vasta preocupação com o meio ambiente e  que  se for aprovado , estaremos  prevenindo riscos à saúde da população”, disse  o vereador cuiabano.

Everaldo Galdino| Assessoria de Gabinete