22/04/2013
Comissão da Copa se inteira sobre obras em andamento

Com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel, PSD, a Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa esteve reunida hoje (22-04) à tarde no gabinete da presidência do Parlamento Municipal com o secretário Maurício Guimarães, da Secopa. Além da comissão, participaram técnicos da Secopa, que explanaram detalhes de como os empreendimentos têm sido conduzidos em Cuiabá e Várzea Grande, principalmente os relacionados à Arena Pantanal e de mobilidade urbana (viadutos/trincheiras).

Maurício Guimarães afirmou aos vereadores cuiabanos que o cronograma de obras será cumprido integralmente. "A Copa do Mundo não se resume a obras. São 56 delas entre Cuiabá/Várzea Grande". Ele sublinhou ser preciso pensar na infraestrutura geral (segurança, tecnologia de informação, saúde, hotelaria, terminais aéreo, rodoviário e outros fatores).

"Assim, a Secopa, Governo do Estado, quer socializar com vocês a responsabilidade de preparar Cuiabá e VG para a Copa 2014. É preciso buscar alternativas para receber aproximadamente 70 mil turistas".

Conforme João Emanuel, esse diálogo entre a Comissão da Copa e Secopa é produtivo, pois oportuniza uma amplitude de trabalho por Cuiabá. "O secretário Maurício Guimarães e os técnicos da sua equipe nos informam  e tranquilizam  a respeito da condução deste aporte de obras que, sem dúvida, deixará um legado significativo para Cuiabá e região Metropolitana". Emanuel destacou ainda que o Legislativo Municipal 'é a caixa de ressonância para a população cuiabana'.

O vereador Dilemário Alencar, PTB, presidente da comissão, questionou da Secopa quais são as obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, a cargo da FIFA e Governo de Mato Grosso. Segundo foi lembrado, faltam 416 dias para o início dos jogos. "Nossa preocupação se prende ao fato de que as obras dos Centros de Treinamento (COT'S) e do Fan Park/Fest, por exemplo, não tiveram início", disse Dilemário.

Ainda foi indagado à Secopa qual são os percentuais de construção na Arena Pantanal, número de turnos/operários, datas de conclusão final dessas obras, e empreendimentos que serão realizados no seu entorno, bem como as estratégias de conservação e utilização da Arena após a Copa. A comissão quer que ali sedie outras finalidades de uso coletivo da sociedade, a fim de que não se torne um elefante branco, pontuou Alencar.

Outra preocupação da comissão parlamentar se prende à energia elétrica que movimentará o VLT e em qual estágio se encontra a fabricação dos trilhos e vagões para o VLT. Maurício Guimarães acentuou que a rede elétrica para abastecimento do VLT está garantida pela Rede Cemat. "Fizemos um minucioso trabalho de viabilidade sobre isso, bem antes de o empreendimento ser iniciado".

João Carlos de Queiroz Secom Câmara

Fotos Relacionadas