23/04/2013
Vereador Allan orienta gestores escolares para aderir ao Esporte na Escola
Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT) articulou junto ao Ministério do Esporte, em Brasília, a inclusão de  Cuiabá no Programa Esporte na Escola, viabilizando recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades esportivas nas escolas municipais da Capital. No Legislativo, ele apresentou indicação para que as escolas possam aderir ao programa até o dia 30 deste mês.

Agora, caberá aos gestores e diretores de cada escola municipal acessar o site do Ministério do Esporte e efetuar o cadastro para adesão ao projeto. Esse prazo prossegue até o dia 30 de abril próximo. Allan se reuniu com o secretário municipal de Educação, Gilberto de Figueiredo nesta segunda-feira (22) e recebeu o apoio para a divulgação. “O secretário nos recebeu e prometeu providências junto à sua equipe técnica no sentido de levar a informação aos diretores escolares para que cada um possa inscrever sua escola”, informa o vereador.

Na prática, vale ressaltar que é o Programa Segundo Tempo já desenvolvido em escolas do país dentro do Mais Educação que agora em 2013 passa a ser chamado de Esporte na Escola. Com essa mudança, além de trabalhar as modalidades esportivas já oferecidas nos anos anteriores, será acrescentado o atletismo como modalidade local. O Programa foi criado a partir de uma parceria entre os Ministérios da Educação e do Esporte com foco no esporte educacional e traz uma proposta inclusiva e emancipadora tornando-se importante para que as escolas possam receber as informações relativas ao período de adesão ao programa.

Ao optar pelo Esporte na Escola, a unidade escolar poderá desenvolver diversas modalidades, como futebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, além de jogos e brincadeiras e a oportunidade de desenvolver o atletismo, modalidade para a qual a escola, além de receber o kit esportivo do Ministério do Esporte, também receberá recurso financeiro do Ministério da Educação para aquisição de materiais para todas as modalidades esportivas coletivas e individuais, materiais pedagógicos, formação, acompanhamento pedagógico e suporte técnico-administrativo.

Plano Municipal de Educação: Allan também apresentou requerimento para que o Plano Municipal de Educação seja disponibilizado na integra pelo Executivo. Por ser professor e militante da causa educacional há vários anos e presidir a Comissão de Educação no Legislativo, o vereador Allan entende ter o direito e o dever de opinar quanto as questões relacionadas a educação, a fim de que possa desenvolver propostas e projetos voltado para desenvolvimento de políticas públicas e programas com intuito de universalizar a alimentação escolar nas creches e escolas públicas municipais de Cuiabá.

Welington Sabino
Assessoria de Gabinete