30/10/2007
Vereadores firmam parceria para criar Rede de Proteção à Pessoa Idosa
Secom Câmara/CBA
Idosos participam de audiência pública
Vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá firmaram uma parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa (Comdipi) para a criação de uma Rede de Proteção à Pessoa Idosa. A iniciativa foi debatida em Audiência Pública proposta pelo presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB), em conjunto com o vereador Francisco Vuolo (PR), que presidiu a audiência, e a vereadora Enelinda Scala (PT).

Representantes de entidades em defesa da pessoa idosa frisaram que o município não conta com a estrutura adequada sanar as denuncias de maus-tratos. “Geralmente a violência é praticada pelos próprios familiares. Recebemos a denúncia, mas não temos um local adequado para encaminhar estas pessoas, que acabam voltando para casa e sofrendo novamente os mesmos abusos”, alertou o presidente do Comdipi, Luiz Roberto da Costa Pinto.

A falta de políticas públicas de prevenção a doenças que acometem esta parcela da população também foi discutida na reunião. “As policlínicas e os postos do Programa de saúde da Família não têm atendimento multidisciplinar, que envolve profissionais das áreas de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física”, destacou a vice-presidente do Comdipi. A ausência deste atendimento preliminar gera ônus social e financeiro para o Município. “Cerca de 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são ocupados por idosos com a saúde completamente comprometida em função da precariedade no fornecimento de medicamento e tratamento adequado”, avaliou a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, Maria José Falcão Proni.

Os vereadores garantiram que, ao lado de representantes do Comdipi, demais entidades representativas e da Prefeitura Municipal, vão traçar planos de ação para sanar os problemas levantados durante a audiência. Os parlamentares asseguraram que vão propor uma Emenda Coletiva à Lei Orgânica Anual (LOA) de 2008 para que a verba seja destinada diretamente aos programas de assistência aos idosos. Francisco Vuolo e Enelinda Scala, representantes dos demais vereadores no evento, anunciaram a formação da Frente de Controle e Fiscalização do Município voltada para as ações em prol dos idosos; e a Frente de Combate à Violência Contra o Idoso.

Também participaram da Audiência Pública a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Ana Maria do Carmo Caporossi; coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa –CNBB, Ederige Kraeski; representante do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Ana Maria Ponce; secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Celcita Pinheiro, representada por Euze Carvalho; presidente da Associação Mato-grossense Pró Idosos, Pedro Nogueira; conselheira do Rotary Club de Cuiabá/ PROBUS, Inês de Oliveira Martins; representante da Polícia Judiciária Civil, delegado João Henrique; diretor presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, Guilherme da Silva Queiroz; Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Afirmativo, João Ernesto de Barros; delegado da Força Sindical e presidente dos idosos do bairro Alvorada, Genisson Andrade Correa, os representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), João Rodrigues, e da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Bruno Paiva.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues