25/04/2013
Leonardo faz homenagem aos 30 anos das "Diretas Já"

O vereador Leonardo de Oliveira (PTB), líder do prefeito Mauro Mendes na Câmara de Cuiabá, fez uma grande homenagem ao ex-governador Dante de Oliveira, de quem é sobrinho, durante a sessão desta quinta-feira (25).

Dante ficou conhecido como o homem das "Diretas Já", movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorreu entre 1983 e 1984. A iniciativa foi do então prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira, e governador de Mato Grosso pelo PSDB, em 1998, falecido em 2006. "Isso não é sorte, é luta, é vontade. Quem conheceu Dante, sabe o quanto ele lutou, o quanto ele sofreu e o quanto ele foi feliz com o resultado de sua luta", disse Leonardo.

A data de 25 de abril de 1984 ficou na memória de uma geração inteira de brasileiros. Manifestações populares tomaram conta do país exigindo eleições diretas para presidente. A emenda desempenhou um papel muito importante, impulsionando o processo posterior de redemocratização no país.

"Voces nao tem ideia do que é nascer em uma familia política. Em 1940 meu avô foi prefeito Santo Antonio do Leverger. Sempre respirei política e já tinha como ícone especial Dante, que fazia a política com tanto amor. Nós víamos a paixão dele pelo povo. Nunca imaginavamos que um cuiabano entraria para a história nacional e internacional", afirmou Leonardo na tribuna.

O então deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT) apresentou sua proposta em 2 de março de 1983. Pouco mais de um ano depois – em 25 de abril de 1984 – a emenda foi rejeitada por uma Câmara de maioria governista. Na contagem, 298 deputados votaram a favor, 65 contra e 3 se abstiveram. Não compareceram para votar 112 deputados. Para que fosse aprovada, eram necessários pelo menos 320 votos a favor.

Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952. Ficou nacionalmente conhecido pela autoria da proposta de emenda constitucional nº 5, em 2 de março de 1983 pelas eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária.

Leonardo reproduziu um trecho do discurso de Dante com muita emoção. "Quero afirmar que a Emenda Constitucional nº 5, que levou meu nome, não me pertence, nem ao PMDB, nem aos partidos de oposição; ela pertence a toda a nação, a todo o povo brasileiro, porque traduz o sentimento, a angústia e, principalmente, a esperança de melhores dias para 130 milhões de brasileiros. Hoje é o dia da vitória do povo, é o dia da vitória da pátria, é o dia da vitória deste Congresso Nacional".

Assessoria de Gabinete - Flávia Borges