29/04/2013
Sessão Itinerante debate exploração sexual de crianças
Divulgação
No próximo dia 13 de maio, às 19 horas, a Câmara Municipal de Cuiabá realizará Sessão Itinerante no Distrito da Guia, com a finalidade de debater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. O tema é considerado de grande importância social pelo presidente do Legislativo, vereador João Emanuel, do PSD, autor do requerimento. A sessão terá lugar na quadra da Escola Estadual Filogônio Corrêa, Rua Vicente de Figueiredo, s/nº, área central do distrito cuiabano.

Emanuel conclama comunitários e autoridades a formar 'um corpo de batalha enérgico' contra o que qualifica de uma das piores perversidades da Humanidade. "A presença de todos - assinalou - é importante, pois um debate amplo certamente propiciará o vislumbre e alcance de soluções efetivas à complexidade que esse problema encampa. O desafio de resolvê-lo é de todos os munícipes, e a Câmara tem se colocado firme para auxiliar no que for preciso".

O presidente informa que esse assunto tem sido a tônica de várias discussões parlamentares. "Ainda hoje recebi em meu gabinete o colega vereador Evan Arruda, do PSD de Acorizal, oportunidade em que discutimos a necessidade de implementarmos uma política permanente de ações parceiras para neutralizar o abuso que crianças e adolescentes sofrem nas regiões periféricas da capital e municípios adjacentes, integrantes da Baixada. Infelizmente, os aliciadores de crianças têm encontrado facilidades para perpetrar os crimes em face do alto índice de desemprego e analfabetismo na área rural".

Com a Sessão Itinerante, conclui Emanuel, "o primeiro grito do Basta! terá eco de força conjunta para maior mobilização das instituições parceiras que respaldam esse projeto e outros de destaque social", a exemplo da Associação dos Conselhos Tutelares de MT, Conselho Estadual da Criança  do Adolescente, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura Municipal de Cuiabá, PMMT, Sala da Mulher e Secretaria de Trabalho e Assistência Social - SETAS.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara