Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
30/04/2013
Wilza Sodré fala sobre PEC/66/2012
Otmar de Oliveira
Na Tribuna Livre da Sessão Ordinária de hoje (30--04), a presidente do Sindicato Estadual dos Empregados Domésticos e Similares de Mato Grosso, Wilza Sodré, discorreu sobre a luta encetada pela categoria ao longo de décadas e a perspectiva futura da PEC 66/2012, aprovada  e em face de regulamentação pela Câmara Federal. Ela disse ter comparecido à Câmara Municipal de Cuiabá a convite do vereador Dilemário Alencar (PTB) para expor parte das batalhas em prol da conquista de direitos das trabalhadoras domésticas. "Orgulha-nos saber que essa emenda constitucional é de Mato Grosso, de autoria do deputado federal Carlos Bezerra" (PMDB).
 
Emocionada, Sodré, hoje socióloga e assistente social, lembrou que também foi empregada doméstica antes de obter graduações universitárias. "Daí nasceu minha determinação de lutar por aquelas que exercem essa atividade no País. Profissionais ainda discriminadas potencialmente, seja pela função e, também, pela cor. Sabe-se que 90% delas são da raça negra".
 
A sindicalista conclamou os vereadores a se unirem à luta das domésticas. "Em Brasília-DF, por conta da emenda de Carlos Bezerra, a PEC 66/2012, esse assunto tem sido tema de debates nas rodas sociais e políticas. A proposta da PEC traz  as garantias que todas reivindicavam há anos, a exemplo do Seguro Desemprego, jornada de trabalho de oito horas, redução de risco, auxílio creche, proibição de discriminação salarial e noturno para menores de 18 anos, FGTS, etc. A valorização da empregada doméstica é hoje uma realidade anunciada em terras brasileiras. Na prática, irá acontecer, sim".
 
Wilza Sodré observou que o sindicato tem consciência de que idênticos deveres devem ser direcionados às domésticas, paralelamente aos benefícios garantidos pela PEC 66. "Para acessar seus direitos, elas (trabalhadoras domésticas) precisam se adequar ao exercício das funções domésticas, qualificando-se gradualmente".
 
Ao final do seu pronunciamento, a sindicalista recebeu das mãos do vereador Dilemário Alencar uma placa de Moção de Aplauso pelo trabalho executado à frente do SEEDS-MT, com aval de todos os parlamentares que compõem a Casa de Leis. "É uma honraria que muito nos emociona, pois traz o reconhecimento público do nosso esforço em bem representar a categoria das empregadas domésticas".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.