02/05/2013
Câmara aprova audiência para debater Consórcio da Região Metropolitana
Foi aprovado em plenário da Câmara Municipal de Cuiabá o requerimento solicitado pelos vereadores Allan Kardec e Arilson da Silva, ambos do PT, para a Casa de Leis realizar uma audiência pública para decidir sobre a criação e regulamentação do Consórcio da Região Metropolitana de Cuiabá (CMC).

Allan ressalta que a iniciativa de criar e homologar o CMC é um trabalho dele em conjunto com a Mesa Diretora da Câmara para discutir o assunto com o Legislativo dos 13 municípios que devem compor o Consórcio. “Essa audiência pública será na verdade, uma sessão conjunta com as demais Câmaras Municipais para que saiamos daqui com um projeto de lei igual pra todos e logicamente respeitando a regionalidade de cada município”. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também participará do evento.

Deverão fazer parte desse consórcio os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Rosário Oeste e Planalto da Serra. Após ser homologado, o CMC terá uma população de mais de um milhão de habitantes, o que permitirá pleitear recursos federais para investimento em todas as cidades participantes.

Objetivo dessa sessão conjunta, segundo parlamentar, é para que todos os vereadores das Câmaras envolvidas possam aprovar o mais rápido possível esse consórcio. “Esperamos que desse consórcio nós possamos tirar benefício do PAC 2 que é o PAC  Mobilidade e trazer para Cuiabá e assim levar até esses municípios investimentos para garantir mais mobilidade urbana através de obras de infraestrutura e pavimentação”, diz o vereador.

Allan Kardec lembra que o PAC Mobilidade prevê a liberação de recursos do governo federal no valor de até R$ 70 bilhões para obras de  mobilidade urbana em cidades de médio porte do país.  Agora, a data da sessão conjunta será marcada depois de verificada a disponibilidade das demais câmaras para participarem do evento.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!