06/05/2013
Emanuel elogia Parlamento pela ação fiscalizadora no município
Na audiência pública realizada hoje (06-05) na Câmara Municipal, trabalhos abertos às 9h30m no Plenário das Deliberações, com a presença da diretoria da CAB Ambiental e representantes da sociedade civil organizada, o presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, afirmou que o fato dos diretores da CAB terem se prontificado a vir à Casa de Leis era muito positivo. "A CAB compareceu para ouvir as demandas relacionadas ao sistema de abastecimento sob sua responsabilidade. É indício promissor para se buscar, consensualmente, as soluções desejadas pela comunidade cuiabana". Emanuel agradeceu à CAB, na pessoa do seu diretor-geral, Ítalo J. Neto, por atender ao convite do Parlamento.

Ele salientou que as reclamações contra a empresa se avolumaram expressivamente nos últimos meses, motivo pelo qual o Legislativo se mobilizou em ouvir as comunidades e, na sequencia, convocar a presença física da CAB para se manifestar acerca dessa crescente insatisfação. Além dos vereadores, participaram da audiência representantes comunitários (Válter Arruda - Femab, e José Maurício - Ucamb), Karla Lavratti (Agência Reguladora), Maria Aparecida Dellano (Programa de Acompanhamento e Avaliação de Obras e Saneamento do Ministério Público), Jhonny Alexandre (presidente Adecon/MT) e populares, em geral.

"Parabenizo aqui a iniciativa do vereador e partidário Toninho de Souza, autor do requerimento que motivou esta audiência para debatermos a qualidade dos serviços de água e esgoto prestados pela CAB e as tarifas praticadas pela empresa. Antes desta audiência, foram realizadas outras quatro nos polos regionais do município, oportunidade em que as lideranças comunitárias se manifestaram sobre o assunto. Podemos dizer que hoje acontece a coroação dessas audiências".

O presidente salientou que as audiências públicas consolidaram uma união entre o Parlamento e os habitantes de Cuiabá. "É o contato direto com o povo. Juntamente com as sessões itinerantes, essas audiências trazem à tona problemas que se refletem no todo da sociedade. A exemplo da que realizaremos no Distrito da Guia, com enfoque na exploração sexual infantil, dia 13 próximo. Essa nova legislatura tem um ponto diferencial, que são seus vereadores. Trava-se nas audiências e sessões itinerantes uma série de debates sadios, interessantes, para fortalecimento dessa honrosa instituição que representamos, voz de toda a sociedade local".

A vinda da CAB à Câmara, finalizou João Emanuel, abre perspectivas propositivas e concretamente resolutivas. "O Legislativo continuará firme no sentido de fiscalizar trabalhos prestados no município, que anseia pela universalização da água, trabalho já iniciado na região do Pedra 90. Mas é preciso que 100% de Cuiabá disponha disso".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara