09/05/2013
Morador do Altos da Serra usa tribuna da Câmara para cobrar serviços básicos e infraestrutura
Com uma população estimada em 5 mil moradores, o bairro Altos da Serra, localizado na região Norte de Cuiabá é uma localidade carente de serviços básicos como água e esgoto, infraestrutura e está praticamente abandonado pelo poder público. Moradores da região clamam por respeito e melhorias em todas as áreas, uma vez que são trabalhadores que pagam impostos, mas não têm os serviços públicos que precisam. Este foi o posicionamento do servidor público, Juliano César Bezerra Lemos, morador do bairro que usou a tribuna da Câmara de Vereadores, a convite do vereador Allan Kardec para cobrar providências da Prefeitura de Cuiabá.

Juliano lembrou que asfalto, água e esgoto são itens básicos e de extrema importância para oferecer a mínima e necessária qualidade de vida para qualquer cidadão. Porém, são serviços que não são oferecidos a contento. “Boa parte dos moradores do Altos da Serra não recebem água da CAB Cuiabá em suas torneiras e dependem de caminhão-pipa para fazer  o abastecimento”, afirmou o morador.

Sobre os serviços de infraestrutura, Juliano disse que dentro do PAC 2 foram anunciadas algumas obras para os bairros Altos da Serra 2 e Doutor Fábio, todos na mesma região, mas o Altos da Serra não foi contemplado com essas obras, que, quando forem executadas deverão resolver parte dos problemas vivenciados na localidade.

A violência é outro problema recorrente no bairro e preocupa os moradores. Parte disso, está segundo o servidor público Juliano Lemos, relacionado ao abandono de locais públicos e ausência de pontos de lazer e escolas. “O único centro comunitário existente no bairro está abandonado e servindo como ponto de encontro de usuários de drogas para consumo de entorpecentes”, denunciou o morador acrescentando que a maior parte dos moradores precisa estudar em outras regiões, pois só existe uma escola nas proximidades. Quadras esportivas para o lazer da comunidade é outro item em falta no bairro.

“Quero pedir o apoio da Prefeitura de Cuiabá e do Cras, para que prestem assistência social  `as várias famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade social que  precisam de amparo e de ser inseridas em programas sociais”. Juliano também pediu apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar um cadastramento dos moradores do Altos da Serra. O motivo, segundo o morador, é porque a quantidade de eleitores que votam no bairro é muito pequena. “São cerca de 5 mil moradores, mas somente 500 eleitores votam na sessão eleitoral do Altos da Serra. Muitos vão votar em outras regiões, o que gera descaso e prejudica a densidade populacional. Por estes motivos, não se consegue melhorias para a região”, finalizou Juliano.

Welington Sabino

Assessoria de Gabinete