14/05/2013
Emanuel lança Frente Parlamentar contra a prostituição e pedofilia

Na sessão itinerante realizada ontem (13-05) à noite no Distrito da Guia (Escola Estadual Filogônio Corrêa da Costa),  o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel, PSD, autor do requerimento, oficializou o lançamento da Frente Parlamentar contra a Prostituição e Pedofilia. Ele destacou a importância dessa iniciativa do Legislativo para coibir os abusos sexuais infantis registrados na Guia e em outros lugares do município. Conforme Emanuel, a Câmara Municipal está determinada a impedir que tais crimes continuem a fazer parte da história da capital mato-grossense.

“A pedofilia ganhou proporções gigantescas no município cuiabano, nas áreas urbana e periférica. No caso específico da Guia, os registros se avolumam a cada dia. Os últimos números mostrados causam espanto. Daí a mobilização do Parlamento em sediar uma sessão itinerante no distrito para discutir esse problema às claras. É a Câmara vindo à sociedade para ouvir seu clamor e tomar providências".

João Emanuel afirmou que as autoridades, em geral, devem formar fileiras para que a pedofilia não se torne uma figura comum no cenário cuiabano, 'com os criminosos impunes e um sem número de crianças vitimadas, abaladas psicologicamente e fisicamente'. O vereador quer que todos se unam ao grupo solidário instituído pelo Legislativo para apoiar as vítimas de tais violências.

"Não podemos mais fechar os olhos frente aos números aterradores. Infelizmente, crianças de 12 e 13 anos estão gestantes na Guia. Recentemente, uma criança de 13 anos matou seu filho de dois meses de idade, reflexo do grave quadro instalado. Portanto, lançamos a Frente Parlamentar contra a exploração sexual e pedofilia. Esperamos que essa iniciativa seja só a primeira de muitas outras que vão ajudar a coibir esses crimes hediondos".

Questionado se a Casa de Leis de Cuiabá já se articulou para evitar que a Copa do Mundo se transforme numa referência de exploração sexual infantil e de adolescentes, o presidente  João Emanuel discorreu sobre a existência da Comissão do Aglomerado Urbano no Parlamento cuiabano. "Vai abranger também essa problemática. O vereador professor Allan Kardec preside a comissão parlamentar e já mobilizou em discussão todo o entorno de Cuiabá, os 13 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Cuiabá".

Ele garantiu que uma série de ações práticas contra a pedofilia serão implementadas sequencialmente por iniciativa da Câmara. "Hoje (ontem) lançamos a Frente Parlamentar contra a Prostituição e Pedofilia. Depois, debateremos semanalmente e mensalmente esse tema e o das drogas, focados nos meios capazes de dar fim à exploração sexual de crianças e adolescentes na Guia e no município inteiro de Cuiabá. Esta sessão itinerante (13-05) validará os passos seguintes do Parlamento e da sociedade parceira neste trabalho.   É a nova forma de tocar o Parlamento cuiabano; ir à sociedade, não esperar que a sociedade venha até nós".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara