15/05/2013
Câmara recebe festeiros do Senhor Divino

A Secretaria de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá, coordenada pela secretária Daniela Ribeiro promovem nesta quinta-feira (16) às 8 horas, no saguão da Câmara, a recepção ao Senhor Divino, com um delicioso chá com bolo e após coleta de esmola.

A Festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império.

Histórico

O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal, no inicio do século XIV. Surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por todas as colônias portuguesas. Tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, da denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou o fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi como que unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem as imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

O quê: Festa do Divino Espírito Santo
Onde: Câmara Municipal de Cuiabá