22/05/2013
Câmara recebe São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

Nesta quarta-feira (22-05), às 9 horas, o saguão do Legislativo de Cuiabá recebeu as bandeiras e imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Os santos foram colocados em exposição para os devotos, seguindo-se orações a cargo de padre Hildo e um chá com bolo, conforme reza a tradição religiosa. Padre Hildo ressaltou que a humildade de São Benedito é claro incentivo para que os devotos se aproximem dele e exponham seus problemas. "Peçam que ele atenderá, pois está ouvindo-os o tempo todo. Não tenham vergonha de se dirigir a São Benedito, de pedir algo. Abram seu coração por inteiro".

Segundo a secretária Daniela, receber as imagens na Casa de Leis é sempre emocionante. "Mexe com a fé, com nosso amor interior a Deus, e a nossa crença num tempo melhor de vida após o cumprimento dessa etapa terrestre, quando nos reuniremos no Paraíso. É uma receptividade realmente calorosa por parte da Câmara a esses santos tão aclamados pelo povo brasileiro e mundo afora". A Pasta que Daniela comanda é responsável pela realização do evento, agora integrado ao calendário festivo da Igreja do Rosário e São Benedito.

Também participaram dessa recepção às imagens santificadas o presidente do Parlamento, João Emanuel, PSD, vereador Domingos Sávio, PMDB, Clovito Hugueney, PTB e demais servidores da instituição, juntamente com a Rainha da Festa de São Benedito, Idê Gonçalves Guimarães, e o Rei Rômulo Augusto Corrêa da Costa. "Nem sei expressar minha emoção, é muito forte. São Benedito tem nos atendido de tantas formas caridosas, algumas até impensáveis de concretização. Milagre puro", declarou.

Conforme leitura feita pelo dirigente da Casa de Leis, "Benedito, desde pequeno, manifestou profunda devoção para a penitência e para a solidão. Aos 18 anos, sentiu o desejo de se consagrar totalmente a Deus. Era de cor negra, e sempre vivia ridicularizado pela sua cor, recebendo caçoadas e provocações. Um dia, Frei Jerônimo passou por perto e foi testemunha dessas humilhações. Repreendeu severamente a todos e disse: "Hoje fazem caçoada e ridicularizam este pobre negro. Daqui a poucos anos sua fama se espalhará por todo o mundo".

Emanuel sintetizou que a história de vida de Benedito, que se tornou São Benedito, "é grande lição para os orgulhosos, que desprezam seus próprios semelhantes. Ele (Benedito) atendeu ao chamado de Frei Jerônimo e dedicou-se por completo a Deus. Viveu 65 anos, comprometido com os pobres e necessitados. Morreu em 04.04.1589 e foi canonizado em 1807. A devoção a São Benedito chegou ao Brasil através dos portugueses. Tornou-se santo graças à sua humildade. No Brasil, a devoção eclodiu inicialmente na Bahia e em Cuiabá com os escravos das Minas de Sutil, em 1719, local onde hoje está edificada a Igreja do Rosário e São Benedito".

Ele aproveitou para convidar os funcionários para que participem da Festa de São Benedito, dias 4, 5, 6 e 7 de julho, a partir das 5 horas da manhã, iniciando-se com a Santa Missa. "À noite, depois das 19 horas, já conhecem, todos podem apreciar as atrações culturais e artísticas ao redor da Igreja do Rosário e São Benedito, além, claro, de pratos regionais deliciosos ali servidos. São Benedito é um dos exemplos de dignidade humana, de crédito excepcional em Deus e amparo ilimitado de amor aos semelhantes. Até mesmo àqueles que tanto o desprezaram por causa da cor. Tornou-se mito em face dos grandes feitos milagrosos a ele atríbuídos. É um dos santos prediletos do coração cuiabano e do mundo afora".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues