Início
NOTÍCIAS
24/05/2013
Sessão solene homenageia trabalhadores e produtores rurais
Walter Machado
Por meio de requerimento da vereadora Lueci Ramos, PSDB, a Câmara Municipal de Cuiabá sediou hoje (24-05) cedo sessão solene em homenagem ao Dia dos Trabalhadores e Produtores Rurais. Além de dirigentes de entidades ligadas à agricultura familiar, alunos da Escola Municipal Novo Renascer, em Rio dos Couros, também participaram do evento, juntamente com os vereadores Dilemário Alencar, PTB, Arilson da Silva, PT, representantes de órgãos estaduais ligados ao segmento da agricultura - Empaer, Sema e Intermat.
 
"Trouxe meus alunos para que conheçam a importância do trabalho desempenhado no campo pelos seus familiares, bem como os resultados disso na área urbana, consumidora final dos frutos gerados na agricultura. Por outro lado, é uma excelente oportunidade para se inteirarem do trabalho deste Parlamento", disse Hermano Pereira, diretor do educandário rural.
 
Para a vereadora Lueci Ramos, o trabalhador rural merece ser homenageado diariamente. "É do campo que provém o alimento consumido nas cidades. Os agricultores são dignos de muitos aplausos, portanto. Resolvemos unificar as duas homenagens nesta sessão solene porque o recesso parlamentar cai justamente dia 28-07, dedicado ao Produtor Rural. São categorias idealistas por natureza, pois produzem com dificuldades, oprimidas por limitações de ordem financeira, estrutural. Isso se reflete diretamente na redução da qualidade de vida no campo".
 
O adjunto da Sema - Secretaria de Meio Ambiente, Ilson Sanches, destacou que a labuta na agricultura precisa ser acompanhada para que não ocorram depredações à natureza, principalmente no que se relaciona ao desmatamento indiscriminado para plantio.
 
"Infelizmente, é uma prática que acontece em Mato Grosso, somando-se a queimadas inconsequentes. Orientar o agricultor é importante para uma maior preservação ambiental. Não é desmatando nem queimando que o futuro da natureza estará assegurado". Ele sugeriu que órgãos similares à Empaer, Intermat e a Sema intensifiquem cursos de capacitação regular nas comunidades rurais, "passo de conscientização vital às atividades ligadas à agricultura".
 
Os agricultores sublinharam que uma das reivindicações prioritárias da categoria reside na regularização fundiária. "Temos a posse da terra, mas não o título que nos garanta a propriedade do lugar. Isso traz um sentimento de angústia e incertezas em relação ao amanhã. É um dos pedidos oficiais endereçados nesta sessão ao Intermat, aqui representado pelo seu presidente, Marco Túlio de Araújo. Como vamos conseguir financiamentos se não temos a garantia da terra?", indagou Rosalvo Leite dos Santos, presidente do Assentamento dos Produtores Rurais Nova Conquista.
 
Dorival Rigotti, representante da Associação dos Agricultores Familiares de Cuiabá, e Francisco Mastin, presidente do Sindicato Rural de Várzea Grande, endossaram apoio às reivindicações dos trabalhadores rurais. Segundo Agrião Francisco de Aguiar, vice-presidente da Comunidade Rio dos Couros, "se não gritarmos nossas angústias, ninguém nos ouve. E este Parlamento está com os ouvidos bem abertos para escutar o grito de quem luta muito lá no campo, debaixo de chuva, sol, calor e frio. Merecemos ser ouvidos e respeitados em nossas reivindicações".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
28/11 - Vereadores de Cuiabá aprovam projetos de lei e pareceres na sessão desta terça-feira
28/11 - Em reunião ordinária CCJR delibera sobre 13 processos nesta quarta-feira
28/11 - Carta de ambientalistas a governo Lula é tema de tribuna livre
28/11 - Sargento Joelson entrega título de cidadão cuiabano à Edmilson Maciel da Banda Terra
24/11 - Nota de Pesar | Izabel Silveira Samaniego
22/11 - 5º Mutirão da conciliação promovido pelo vereador Rodrigo Arruda vai até quarta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.