05/06/2013
Allan solicita detalhes de licitações

Para sanar eventuais dúvidas que pairam acerca dos processos licitatórios realizados na atual gestão para locação de maquinários e outros serviços urbanos, o vereador Allan Kardec (PT) apresentou quatro requerimentos para obter todos os detalhes das licitações como valores, prazos e bairros que serão beneficiados com os serviços. Parte das empresas vencedoras é de empresários ligados ao prefeito Mauro Mendes na iniciativa privada, bem como doadores de sua campanha política em 2012 e por isso o vereador considera fundamental que a sociedade receba os devidos esclarecimentos.

“As maiores licitações realizadas até o momento, com valores milionários foram vencidas por empresas ligadas ao prefeito. Elas podem ganhar as licitações? Sim, mas gera dúvidas devido à proximidade dos empresários com o prefeito enquanto empresário e suas empresas privadas. E esse é o objetivo dos requerimentos que apresentei, de sanar todas as dúvidas e questionamentos sobre a lisura do processo de contratação dessas empresas”, enfatiza Allan Kardec.

Através das solicitações, as secretarias municipais responsáveis deverão fornecer  todo o conjunto de fatores que motivaram a realização das licitações. “Espero que nos respondam na íntegra cada um dos quatro requerimentos explicando o porquê das licitações, quando as empresas começaram ou vão começar atuar e fornecer os maquinários e serviços, quais bairros serão contemplados e por quanto tempo os contratos terão vigência”, afirma o parlamentar. Allan pontua ainda que na gestão anterior, já haviam sido adquiridas dezenas de máquinas justamente para realizar os serviços urbanos que agora serão executados por meio de maquinários alugados.

Um dos contratos questionados por Allan é o firmado com a empresa Brita Guia, vencedora de nove lotes do pregão presencial 010/2013 por R$ 2,1 milhões para fornecer à prefeitura de Cuiabá pedras, pedriscos e pó de brita, usados no asfaltamento de ruas. Kardec lembra que o empresário Gustavo Coelho Pinto de Oliveira, dono da Brita Guia, foi o coordenador de campanha e do período de transição de governo do  prefeito Mauro Mendes. Oliveira também integra a presidência da  Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), entidade já presidida por várias vezes por Mauro Mendes antes de ser eleito prefeito de Cuiabá.

Também foram solicitados detalhes sobre a contratação das empresas Centro Oeste Comércio de Máquinas Ltda para manutenção e fornecimento de peças aos maquinários e da Trimec Construtora e Terraplanagens, de propriedade do empreiteiro Wanderley  Fachetti Torres em sociedade com o empresário Valdinei Mauro de Souza. Ambos são sócios de Mendes em outras empresas, como por exemplo, no ramo da mineração. Os dois empresários também foram doadores de dinheiro na campanha de Mendes em 2012.

A Trimec venceu recentemente uma licitação de, pelo menos R$ 4,5 milhões para locação de maquinários pesados como retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, caminhões, rolo pneumático, rolo vibratório e tratores  para a  Prefeitura de Cuiabá por um período de 12 meses. Tem ainda o contrato com a R$ 3.086 milhões (anual), sendo R$  257,218 mil por mês, firmado com a empresa Continente Transportes e Serviços Ltda, especializada em locação de maquinários e prestação de serviços, incluindo mão de obra (operadores) para atender o aterro Sanitário de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, comandada pelo secretário Rogério Ramos Varanda. A empresa está situada em Várzea Grande no bairro Jardim dos Estado e tem como responsável André Luiz dos Santos.

O cronograma de obras do programa Novos Caminhos, o antigo Poeira Zero do ex-prefeito Chico Galindo, também deverá ser informado nas respostas aos requerimentos. “Precisamos saber quais bairros receberão os serviços, o prazo e como será a escolha dessas localidades, quais critérios serão utilizados”, finaliza Kardec.

Welington Sabino -Assessoria de Gabinete