06/06/2013
Projeto de Lei institui o Dia da Família
O vereador Wilson Kero-Kero (PRP), apresentou um Projeto de Lei nesta quinta-feira (06), na Câmara Municipal de Cuiabá, instituindo o dia 12 de agosto como Dia Municipal de Valorização da Família no município, com o tema: "A Deus consagro a minha família". O projeto de Lei é uma sugestão da pastoral familiar Arquidiocesana e regional.

A idéia de instituir o Dia Municipal da Família foi inspirada na promulgação da lei federal, nº 12.646 (16/05/2013), sancionada pela Presidenta Dilma, a qual instituiu o dia 21 de Outubro como o dia valorização da família.

A comemoração do Dia Nacional de Valorização da Família, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade, governos e responsáveis pelas políticas públicas para a família como instituição fundamental ao desenvolvimento humano.

O dia municipal da família já esta implantado em vários municípios da Brasil e Mato Grosso. Trata-se de uma projeto, de caráter ecumênico, com altíssima finalidade social e religiosa. Portanto a proposta de instituir no calendário da Administração Municipal, um dia de valorização da família é uma homenagem à tradicional  família Cuiabana. A pastoral familiar sugere a data no dia 12 de Agosto.

Para o Padre Deusdédit, assessor da Pastoral familiar Arquidiocesana e regional, esta proposta brota da preocupação crescente de todos os setores da sociedade com a estabilidade da família: “ O maior patrimônio da humanidade, realidade natural e instituída por Deus é a família, ela é o berço do ser humano, pois, nela se dá o nascimento, o crescimento e o amadurecimento do homem. É o núcleo vital e célula indispensável na formação de verdadeiros, honestos e íntegros cidadãos para a sociedade”.

O vereador Wilson Kero-Kero afirmou que na família esta o DNA da humanidade, já que no DNA de uma pessoa está tudo aquilo que ela vai ser no futuro: “A criação do dia municipal da família, possibilitaria, também a reflexão ou discussão, nos organismos públicos municipais, sobretudo nas escolas, de temas relevantes a as políticas públicas capazes de promover a dignidade da família, assistência social às crianças, aos adolescente, aos jovens, o combate ao flagelo ds drogas e o acesso dos mesmos à educação”.