06/06/2013
Moradores denunciam que foram enganados por fiscais que levaram ordem de despejo irregular
Dezenas de moradores do bairro Doutor Fábio 2,  que foram notificados no decorrer desta semana por fiscais da prefeitura de Cuiabá  para deixarem suas moradias em 72h denunciaram à equipe do vereador Allan Kardec (PT) que foram humilhados e enganados pelos servidores. Os moradores, que têm documentos e escrituras que comprovam a compra e posse de forma legal dos terrenos, afirmaram que foram enganados para assinarem as notificações como sendo documentos que teriam como intuito promover melhorias na infraestrutura como rede de esgoto, energia e regularização do bairro por parte do município.

Somente após assinarem os papéis é que ficaram sabendo que seriam expulsos de suas casas. Uma moradora afirmou que ao questionar a medida com um fiscal ele simplesmente “riu da cara dela”, ignorou os questionamentos e foi e foi embora. Outra mulher, afirmou ser analfabeta e também garante ter sido enganada e induzida ao erro pelos ficais para concordar  e receber o documento a obrigando a sair de sua residência. São cerca de 5 mil moradores no bairro que, conforme as notificações teriam de sair da área que seria utilizada para construir um conjunto habitacional de cerca de 470 unidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A comerciante Rosângela Leite Belém Ceron, dona de uma lavanderia no bairro também apresentou documentos emitidos pela prefeitura de Cuiabá permitindo o funcionamento de sua empresa, por estar tudo regularizado. Agora ela questiona como ficará se for obrigada a deixar tudo pra trás. “A prefeitura me deu a certidão da construção e agora eles vêm com essa ordem de despejo, eu vou pra onde, vou pagar meus funcionários e sustentar minha família como?”, questionou ela ao informar que tem em mãos o alvará de funcionamento de 2013 emitido pela prefeitura.

Durante a sessão, o vereador Allan Kardec ressaltou que a prefeitura de Cuiabá não tem o direito e não pode retirar essas famílias do bairro da forma como foi anunciada. “No mínimo foi uma ação de má-fé por parte dos fiscais do município que foram ao bairro e humilharam e enganaram os moradores que lá estão há anos, todos de forma legalizada, pois compraram e pagaram pelos terrenos”, afirmou o parlamentar afirmando que vai participar da audiência marcada para às 9h da próxima segunda-feira (09) para debater o assunto.

Allan pontuou ainda a posição de alguns vereadores que tentaram justificar a ação dos fiscais alegando que o prefeito Mauro Mendes não tinha conhecimento do fato. “O prefeito não sabe de muita coisa que acontece nas secretarias dele, onde existem secretários totalmente despreparados. Mas esta Casa está aqui para isso, corrigir os erros dessa administração e também aprovar os projetos quando foram de interesse da cidade,  assim como ocorreu em alguns projetos que aprovamos mesmo em regime de urgência para beneficiar a população cuiabana”, finalizou o vereador.

O vídeo com os relatos dos moradores pode ser visualizado em https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YRVaKTUNQUo

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete