07/06/2013
Câmara discute situação de moradores do Dr. Fábio II em audiência pública
A Câmara de Vereadores de Cuiabá realiza na segunda-feira (10), a partir das 9h, audiência pública para discutir a situação dos moradores do bairro Dr. Fábio II e que correm risco de despejo a pedido da Prefeitura Municipal.

De acordo com o vereador Onofre Júnior (PSB), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, a audiência deve reunir moradores, parlamentares e representantes da Prefeitura na tentativa de se chegar a um acordo para o impasse.

“Não podemos aceitar esse clima de terrorismo e uma insanidade da Prefeitura, que passou pedindo para moradores assinarem um suposto cadastramento para regularização fundiária, mas era, na verdade, notificação para que mais de 450 famílias deixassem suas residências”, afirmou Onofre durante entrevista concedida na manhã dessa sexta-feira (10) à Rádio Mix, do grupo Sávio Brandão.

O requerimento para realização da audiência pública foi apresentado pelo vereador Marcrean Santos (PRTB), presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Câmara. O secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, deve comparecer ao evento.

A Prefeitura insiste com o despejo de centenas de famílias com argumento de que quer construir um novo conjunto habitacional com recursos da segunda etapa do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Imagina a insanidade. Vão despejar pessoas, destruir suas casas, que foram pagas, para construir outras no local com dinheiro do Governo Federal”, completa Onofre.

O assunto vem gerando muita polêmica ao longo da semana por causa da decisão do município em não discutir o assunto com a comunidade. Por isso, a Câmara quer encontrar uma saída que agrade ambos os lados e, assim, evitar grandes conflitos com os moradores.

Onofre alertou ainda para o fato de que a Prefeitura poderia ter evitado toda essa polêmica, se enviasse com antecedência projeto de lei que prevê destinação dos recursos do PAC 2. “Se não tivéssemos que votar a proposta no último dia possível, teríamos discutido e visto esse tipo de coisa. Aí, poderíamos manter os moradores no bairro Dr. Fábio II, que precisam de asfalto, saúde e saneamento e não de mais casas, e construir as novas unidades do PAC em outra região”, finaliza o vereador.

Secom Câmara